Uso de máscara no exercício não faz diferença na respiração, diz estudo

Pesquisa revela que, apesar do desconforto, não há mudança efetiva na quantidade de oxigênio e gás carbônico inalados

atualizado 18/11/2020 11:22

mulher correndo com máscaraPollyana Ventura/Getty Images

O uso de máscara para praticar exercícios físicos durante a pandemia de Covid-19 é polêmico. Apesar de alguns governos exigirem a utilização do item de segurança durante qualquer tipo de atividade física, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomenda o uso.

Porém, mesmo sendo incômodo, uma pesquisa publicada nessa segunda-feira (16/11) mostra que não há mudança na quantidade de oxigênio e gás carbônico inalados.

Segundo os cientistas da Universidade da Califórnia San Diego, nos Estados Unidos, o uso da máscara não causa efeitos nem no coração, nem nos vasos sanguíneos ou nos pulmões. Foram revisados vários trabalhos que incluem tipos diferentes de máscaras, e a conclusão é que o item causa uma mínima resistência no fluxo de ar, mas nenhum mal à saúde.

“Pode existir uma percepção de maior esforço durante a atividade, mas os efeitos de usar a máscara no ato de respirar são pequenos, frequentemente muito pequenos para serem detectados”, explica Susan Hopkins, a pesquisadora responsável pelo estudo.

Apesar disso, alguns pacientes podem sofrer com dispneia, a sensação de falta de ar, principalmente se não estão acostumados com o uso da máscara. Mas Hopkins afirma que é apenas uma impressão e não há impacto cardiopulmonar em pessoas saudáveis.

Foram analisados pacientes jovens e idosos de ambos os sexos. O desconforto parece ser perigoso apenas para pessoas com doença cardiopulmonar severa, que já têm pré-disposição à dispneia de esforço. Caso o desconforto seja incapacitante, a orientação é procurar um médico.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
Publicidade do parceiro Metrópoles 6
0

Mais lidas
Últimas notícias