Tribulus Terrestris aumenta a testosterona? Veja benefícios do remédio

Substância deixou de ser considerada apenas um suplemento alimentar e, hoje, é reconhecida como medicamento fitoterápico

atualizado 03/10/2022 12:09

Unsplash

O Tribulus Terrestris é um medicamento fitoterápico extraído de uma erva natural e tem propriedades e funcionalidades importantes para o organismo humano. Quando utilizado da maneira correta, ele consegue proporcionar benefícios para a saúde e o bem-estar.

Mas a ingestão desenfreada de compostos concentrados pode ser perigosa, tanto que o Tribulus Terrestris deixou de ser considerado apenas um suplemento alimentar depois de uma nova resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A substância hoje é classificada como um medicamento fitoterápico.

“O extrato da planta tribulus terrestris é rico, principalmente, em saponinas, considerada um fito-hormônio devido à capacidade de fazer a modulação hormonal no organismo. Geralmente, ele é indicado para homens com baixos níveis de testosterona e para mulheres na menopausa, já que promove o aumento da libido”, revela o nutrólogo Fernando Cerqueira.

Tribulus terrestris aumenta a testosterona?

Entre as funções do fitoterápico está sim o aumento da produção natural de testosterona. No entanto, caso o seu eixo hormonal esteja funcionando normalmente, o medicamento não fará uma diferença tão significativa assim — principalmente se o objetivo for ganho de massa muscular.

No entanto, segundo Cerqueira, o tribulus terrestris pode ser utilizado para tratar e combater inúmeros problemas de saúde. Confira as principais funcionalidades do medicamento:

  • Estimular o desejo sexual em homens e mulheres;
  • Melhorar a libido em homens e mulheres;
  • Reduzir os sintomas da menopausa;
  • Combater a impotência sexual em homens;
  • Aumentar a produção de espermatozoides;
  • Diminuir o pico de glicemia após as refeições;
  • Prevenir doenças cardiovasculares;
  • Evitar a resistência à insulina.

Continue lendo a reportagem no SportLife, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias