Taxa de transmissão da Covid no Brasil está em queda, diz pesquisa

Levantamento do Imperial College, de Londres, mostra que cada grupo de 100 pessoas infectadas transmite o vírus para outras 91

atualizado 18/05/2021 13:35

pessoas covid coronavírus máscaraADA YOKOTA/GETTY IMAGES

O último levantamento do Imperial College de Londres, no Reino Unido, atualizado nesta terça-feira (18/5), mostra que a taxa de transmissão (Rt) da Covid-19 no Brasil está em 0,91. Isso significa que cada grupo de 100 pessoas infectadas pelo novo coronavírus é capaz de contaminar outras 91.

O indicador registrou uma ligeira queda em relação à última semana, quando estava em 0,96. Segundo a instituição britânica, a margem de erro faz com que o Rt brasileiro varie de 0,88 a 1,04. A precisão da projeção pode variar de acordo com o sistema de vigilância dos países e a precisão dos dados oficiais divulgados que servem de base para o cálculo.

A taxa de transmissão é uma das variáveis monitoradas por especialistas para verificar a situação da pandemia de coronavírus. Quando está acima de 1, o número mostra que a transmissão está em expansão; abaixo disso, o índice aponta tendência de estabilização.

Nesta semana, as maiores taxas foram estimadas para a África do Sul, com Rt de 1,32; Bahrain (1,29) e Bolívia (1,25). Em contrapartida, os índices mais baixos foram registrados na Suécia (0,35), Suíça (0,42) e Espanha (0,50).

Saiba como o coronavírus ataca o corpo humano:

0

 

Mais lidas
Últimas notícias