Mito ou verdade: reações à vacina indicam melhor resposta imunológica?

Infectologista Ana Helena Germoglio esclarece principais dúvidas sobre as reações pós-vacina

atualizado 17/05/2021 20:14

ilustração vacina covidKrizzDaPaul/GettyImages

Após tomar uma vacina, é esperado que algumas pessoas relatem reações adversas. No caso dos imunizantes contra a Covid-19 disponíveis, esses efeitos costumam ser leves e podem incluir dor no local, sonolência e febre baixa, por exemplo.

Existe um mito de que sentir uma reação logo após uma vacina comprovaria que ela começou a agir no nosso organismo, e algumas pessoas até acreditam que isso significaria um efeito de proteção potencializado. No extremo oposto, estariam os que não sentem nada e teriam uma resposta imunológica mais baixa. No entanto, isso é apenas uma crendice.

A infectologista Ana Helena Germoglio explica que as reações variam em cada organismo e algumas pessoas simplesmente não sentem desconfortos após a injeção. No entanto, o organismo delas está trabalhando para produzir os anticorpos em resposta ao estímulo dado pela vacina.

Segundo a médica, não existe uma relação ou proporção definida entre as reações e o grau da resposta imunológica à ela. Germoglio esclarece algumas dúvidas recorrentes sobre as reações pós-vacina.

Quais são as reações adversas mais comuns?

É previsto que as pessoas sintam sensibilidade, dor local, fadiga, sonolência, febre baixa e calafrios. “São sintomas muito leves, de duração curta. A reação adversa compensa o benefício da vacina de evitar a doença”, ressalta a infectologista.

Qual é o tempo esperado de duração das reações?

Elas não costumam passar de 48 horas e tendem a desaparecer naturalmente, sem a necessidade de medicação.

Por que algumas pessoas têm reações e outras não?

A maioria das pessoas não vai apresentar reações. Isso depende de cada organismo e, segundo a infectologista, não dá para prever se uma pessoa terá ou não. “Nem sempre você vai tomar uma vacina e ter reação. A maior parte das pessoas não têm e, quanto têm, são sinais ou sintomas muito leves. As reações são eventos previstos e esperados.”

Pessoas que não sentem reações podem ficar tranquilas?

Sim. A ocorrência de reações não está relacionada à eficácia das vacinas.

Alguma vacina causa mais reação?

Em todas as pesquisas de vacinas contra a Covid-19 foram registradas reações adversas, independentemente do tipo de plataforma usada para o desenvolvimento dela (RNA, vetor viral não replicante, vírus inativado). O mais comum é que as vacinas de vírus vivos – como a contra febre amarela, herpes zóster e a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) provoquem reações.

As reações da segunda dose são piores do que as da primeira?

Não. Eles costumam ser semelhantes.

Posso tomar medicamentos para reação?

Sim. Pode-se tomar medicamentos para o alívio de febre e dor local.

Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam:

0

 

Últimas notícias