Sinusite: quando a cirurgia pela qual passou Gusttavo Lima é indicada?

Gusttavo Lima desmarcou shows para passar por uma cirurgia de tratamento para sinusite, informou com exclusividade a coluna Leo Dias

atualizado 26/04/2022 20:40

Gusttavo Lima (Reprodução: Instagram)Gusttavo Lima (Reprodução: Instagram)

O cantor sertanejo Gusttavo Lima passou por uma cirurgia para tratar sinusite, informa com exclusividade a coluna Leo Dias. Para tanto o sertanejo, conhecido como o Embaixador, cancelou uma apresentação que faria no Rio Grande do Sul na próxima quinta-feira (28/4) e deve voltar aos palcos apenas na quarta-feira que vem (4/5).

A sinusite é uma inflamação dos seios nasais que gera sintomas como dor de cabeça, corrimento nasal e sensação de peso no rosto, especialmente na testa e nas maçãs da face.

O tratamento durante uma crise, geralmente, é feito com remédios que aliviam os principais sintomas da inflamação. A cirurgia, também chamada de sinusectomia, é indicada nos casos de sinusite crônica, quando os sintomas duram mais de 3 meses, ou são causados por problemas anatômicos, como alteração do septo nasal, pólipos nasais ou estreitamento das cavidades da face.

O objetivo da cirurgia é ampliar ou desobstruir os canais naturais de drenagem dos seios nasais, evitando o acúmulo de secreções que infeccionam e inflamam a região.

Técnicas

A cirurgia para sinusite normalmente é feita com anestesia geral para diminuir o risco de complicações e evitar o desconforto do paciente.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
0

O procedimento mais comum é a videoendoscopia, no qual um instrumento com uma pequena câmera acoplada na extremidade fornece imagens do interior do nariz para que o médico consiga drenar a secreção acumulada, promover a aeração adequada dos seios da face e remover o tecido ou osso que causa a obstrução.

Outra técnica de cirurgia para sinusite é feita com um balão inflável. Nela o médico introduz um fino instrumento que possui um balão inflável na ponta na narina da pessoa. Quando o instrumento chega no local correto, o balão é inflado, quebrando algumas pequenas partes ósseas que estão apertando os canais, facilitando a retirada de secreções. (Com informações do Tua Saúde)

Mais lidas
Últimas notícias