Sinusite: veja remédios e tratamentos caseiros que funcionam

O tratamento em crises, geralmente, é feito com remédios que aliviam os principais sintomas da inflamação. Soluções caseiras também ajudam

atualizado 08/01/2020 14:14

Guido Mieth/GettyImages

A sinusite é uma inflamação dos seios nasais que gera sintomas como dor de cabeça, corrimento nasal e sensação de peso no rosto, especialmente na testa e nas maçãs da face, pois é nesses locais que se localizam os seios nasais.

O tratamento durante uma crise, geralmente, é feito com remédios que aliviam os principais sintomas da inflamação. Os medicamentos são prescritos pelo clínico geral ou otorrinolaringologista. Durante o tratamento, também são recomendadas soluções caseiras como a lavagem nasal com água e sal ou soro fisiológico e inalações a vapor.

Os remédios para sinusite normalmente receitados são:

Analgésicos e anti-inflamatórios como o Paracetamol ou o Ibuprofeno, por exemplo, para aliviar a dor de cabeça e dos ossos da face, e diminuir a inflamação dos seios nasais;

Sprays nasais como Fluticasona ou Mometasona, por exemplo, sob orientação do médico, que servem para reduzir a inflamação dos seios nasais e aliviar a congestão nasal, coriza, coceira e espirros;

Corticóides orais como a Prednisona, sob indicação e prescrição médica, para tratar a inflamação localizada;

Antibióticos, como Amoxicilina ou Azitromicina, por exemplo, são recomendados pelo médico somente para o tratamento da sinusite bacteriana, ou seja, quando é causada por uma infecção por bactérias;

Descongestionantes nasais que contenham nafazolina, oximetazolina ou tetrahidrozolina, como o Sorine, por exemplo, ajudam a melhorar os sintomas, mas devem ser usados com cautela, por menos de 3 semanas, pois causam efeito rebote e dependência.

Como identificar os sintomas:

Os principais sintomas da sinusite são o surgimento de secreção nasal espessa e amarelada, acompanhada de sensação de peso ou pressão no rosto. No entanto, outros sintomas também podem aparecer:

  • Dor de cabeça, que pode se espalhar para os olhos e nariz;
  • Dor de garganta;
  • Dificuldade para respirar pelo nariz;
  • Perda do olfato e paladar;
  • Mau hálito;
  • Tosse que piora à noite.

Além disso, também podem surgir febre acima de 38ºC e tonturas, especialmente nos casos de sinusite bacteriana.

Os sintomas de sinusite podem ser difíceis de distinguir dos sintomas de alergia e, por isso, quando a alergia dura mais de 7 dias, o quadro deve ser avaliado por um clínico geral ou otorrinolaringologista, para iniciar o tratamento adequado.

Remédios caseiros

Um excelente remédio caseiro para sinusite é fazer a limpeza do nariz e seios nasais com uma mistura de água morna e sal. O procedimento ajuda a eliminar o excesso de secreções e reduz a inflamação, aliviando sintomas como dor e pressão no rosto.

Outra opção natural é a nebulização com eucalipto. Para saber como fazê-la veja a matéria Confira três remédios caseiros para sinusite.

Há ainda opções como o suco de urtiga ou o chá de camomila, que podem completar o tratamento indicado pelo médico.

Mais lidas
Últimas notícias