metropoles.com

Síndrome Respiratória Aguda Grave: primeiros sintomas e prevenção

Médico ensina como identificar a condição ainda no início para evitar maiores complicações. Casos estão crescendo no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Imagem colorida: mulher ajuda criança a respirar com inalador - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida: mulher ajuda criança a respirar com inalador - Metrópoles - Foto: Getty Images

Nos últimos dias, o estado do Amazonas registrou um forte crescimento de casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Inclusive, um boletim da Fiocruz informou que, em 13 das 27 unidades federativas, o sinal de crescimento de casos está concentrado entre as crianças.

Além disso, outros estados, como Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Sergipe também apresentaram aumento dos casos. Mas, afinal, o que é a Síndrome Respiratória Aguda Grave?

Segundo o infectologista Bernardo Almeida, as causas para a doença são múltiplas. “Essa é uma síndrome que se caracteriza pelo conjunto de sinais e sintomas que podem ter como causa uma série de doenças, sendo a pneumonia a principal. Por isso, são diversos os agentes etiológicos, como o Streptococcus pneumoniae, influenza ou o Sars-CoV-2, por exemplo”, esclarece.

Principais sintomas

O médico explica que os principais indicadores da SRAG são tosse, febre e dificuldade para respirar. No entanto, os quadros podem vir associados a sintomas de síndrome gripal.

Portanto, ao identificar um ou mais sintomas descritos acima, a indicação consiste em procurar ajuda médica. Afinal, a Síndrome Aguda Respiratória Grave pode causar diversos danos à saúde e, inclusive, a morte.

Leia mais sobre o assunto no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?