Os segredos de longevidade de Xuxa, Zezé Motta e Bruna Lombardi
No XVI Fórum da Longevidade, realizado em São Paulo, na terça (3/10), artistas falaram sobre suas percepções a respeito do envelhecimento

Xuxa usa um short preto por baixo de um blazer alguns tamanhos maior que ela. Está com uma maquiagem discreta e os cabelos espetados para cima. A boa forma e a beleza prendem os olhos de quem está perto — dizem que sempre foi assim, e continua sendo agora que ela tem 60 anos.
Convidada especial de um evento sobre longevidade, Xuxa diz que está em um momento ótimo, e atribui aos bons hábitos que cultivou ao longo da vida e à energia que atrai para si. “A gente é a energia que bota para perto da gente, seja por meio da comida, das pessoas que trabalham com a gente, do nosso trabalho, da natureza”, conta.

Receba no seu email as notícias de Ciência&Saúde
Frequência de envio: Semanal
Ver todasA estrela repete seu segredo de longevidade como conselho para os mais jovens: “Nunca fumei, nunca bebi e nunca me droguei”. “Os maus hábitos têm um custo”, completa.
Xuxa conta que vai fazer uma turnê para aposentar a espaçonave com a qual descia nas manhãs da Globo – presente na memória de infância de boa parte dos brasileiros, o disco voador já não lhe cabe mais. Entrando na terceira idade, ela também quer se desfazer de outras coisas do passado.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles Saúde e CiênciaOlhando em retrospecto, diz que confiaria mais em si mesma e menos outros. Não cita nomes, mas todos sabem de quem ela está falando, e ninguém contraria a majestade.
Bruna Lombardi
Duas horas antes, Bruna Lombardi estava no palco do Teatro Bradesco. Aos 72 anos, a musa faz um estilo diferente de Xuxa, usa um vestido com mangas boca de sino e estampa delicada. Parece uma fada e, como fada, convida o auditório à uma rápida meditação.
O segredo de Bruna, que assim como Xuxa cativa olhares, para envelhecer bem é o mergulho para dentro de si, o investimento na vida interior. Com voz serena, ela para o tempo dos presentes, conduzindo-os para um estado de tranquilidade proporcionado pela meditação.
Zezé Motta
Zezé Motta, a mais velha das três, está prestes a fazer 80 anos. Era a principal homenageada do fórum XVI Fórum da Longevidade, promovido pela Bradesco Seguros. Com graça e simpatia, Zezé agradece a homenagem cantando e lembra que, para persistir, é necessário ser resiliente. De certo, a vida exigiu-lhe mais fibra.
“Cuidem da autoestima de vocês. Nós somos cíclicos e, em muitos momentos, só podemos contar com nós mesmos”, avisou Zezé Motta, uma das primeiras mulheres negras a conseguirem espaço na televisão brasileira, que abriu e abre caminho para muitas.
Idadísmo
O Fórum da Longevidade tem como objetivo chamar atenção para o fato de que estamos todos envelhecendo, o que exige planejamento individual nas áreas da saúde e de finanças, principalmente. Mas, também exige políticas públicas, no plano coletivo.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do brasileiro é de 77 anos, sendo que há uma década era de 74. Em breve, a pirâmide etária terá mudado e haverá mais pessoas idosas no topo do que crianças na base.
A maioria não envelhecerá como as estrelas, que seguem admiradas e aclamadas, por isso o gerontólogo Alexandre Kalache, também convidado do evento, alerta que a transformação exige engajamento da sociedade.
“Temos por missão combater o idadísmo, que é o preconceito contra as pessoas mais velhas. É necessário promover maior integração intergeracional, o que traz efeitos positivos para todos os envolvidos”, apontou Kalache.
*A repórter Érica Montenegro participou do evento à convite da Bradesco Seguros.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!


















