Saúde bucal ruim é um perigo para todo o organismo, diz dentista

Especialista explica hábitos que prejudicam a saúde bucal e alerta sobre os riscos causados pela má higiene da boca

atualizado 05/10/2022 12:52

Escova de dente elétrica Peter Dazeley/Getty Images

Uma pesquisa feita nas universidades federais do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, junto à Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), apontou que houve um aumento de 132% de paradas cardíacas nos brasileiros desde 2020. Segundo a cirurgiã-dentista Marcela O’ Neal, aproximadamente 36% das mortes ligadas aos problemas cardíacos têm início na saúde bucal.

“Investir no cuidado da saúde bucal contribui com o diagnóstico e a prevenção de problemas como infarto, endocardite bacteriana e acidente vascular cerebral (AVC). Desses, mais de 40% dão os primeiros indícios através de sintomas na boca’’, estima a especialista.

A prevenção de problemas bucais ou cardiológicos envolve uma série de fatores, a começar com a alimentação equilibrada, que ajuda na prevenção de doenças, no fortalecimento da imunidade e na disposição física. Além disso, o uso incorreto da escova de dente e a não utilização do fio dental atrapalham não só a preservação dos dentes, mas trazem muitos outros prejuízos.

Leia a matéria completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias