metropoles.com

Sanofi e GSK apresentam vacina com 72% de eficácia contra a Ômicron

Farmacêuticas enviaram dados para agência de regulação da Europa. Expectativa é que imunizante entre no mercado ainda em 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Javier Zayas Photography/ Getty Images
Recipiente com a vacina da Covid-19 - Metrópoles
1 de 1 Recipiente com a vacina da Covid-19 - Metrópoles - Foto: Javier Zayas Photography/ Getty Images

As empresas Sanofi e GlaxoSmithKline (GSK) anunciaram os resultados de um novo imunizante contra Covid-19 desenvolvido para neutralizar a variante Ômicron, na sexta-feira (24/6).

Os testes para a nova vacina foram feitos com 13 mil adultos a apresentaram 72% de eficácia frente à variante Ômicron. Quando usados por pessoas que já haviam sido contaminados previamente com a doença, os resultados foram ainda melhores, com 75% de êxito.

A farmacêutica Sanofi publicou, em nota, que a nova vacina é a primeira a mostrar eficácia em um teste realizado em um ambiente com alta circulação da Ômicron.

O imunizante, que também oferece proteção contra as outras versões do vírus, garantiu melhores resultados contra as sublinhagens BA.1 e BA.2 da Ômicron quando usado como dose de reforço das vacinas Pfizer e Moderna.

0

 

Os dados sobre a nova vacina já foram enviados para a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) e a expectativa é que o imunizante comece a ser oferecido até o final deste ano.

Covid no Brasil

A vacinação tem conseguido evitar a óbitos pela doença e sobrecargas no sistema de saúde. No entanto, a circulação do vírus está alta, provocando uma 4ª onda e ameaçando grupos mais vulneráveis.

O Brasil voltou a registrar um aumento significativo no número de infecções de Covid-19 nas últimas semanas. Nos últimos 7 dias, a média móvel foi de 53.492 novos casos registrados.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia