Saiba 5 benefícios da meditação de atenção plena para o seu dia a dia

Entre os benefícios da meditação de atenção plena estão a redução do estresse, melhoria da qualidade do sono e concentração

atualizado 07/12/2021 13:18

Lucas Farinasso/SVM Divulgação

No mundo atual, com o excesso de informações, a rotina corrida e os estímulos constantes, um grande desafio para as atividades do dia a dia é estar plenamente presente. Diante dessas características, somadas ao contexto da pandemia de Covid-19, as pessoas passaram a adotar hábitos que privilegiam o bem-estar completo e abarcam diferentes aspectos da saúde, principalmente o psicológico.

Entre as práticas que ajudam a preservar a saúde emocional está a meditação de atenção plena, também conhecida como mindfulness. “A consciência nos ajuda a explorar o nosso verdadeiro eu, ensinando sobre a possibilidade de estarmos presentes em cada momento da vida, mostrando uma maneira completamente diferente de interagirmos com nossas emoções e pensamentos.”, diz Gözde Ertekin, diretora de conteúdo da Meditopia, aplicativo com foco em bem-estar.

“A prática regular da meditação plena pode trazer mais felicidade, saúde, equilíbrio e gratidão”, afirma Gözde Ertekin. Veja cinco benefícios elencados por ela da meditação de atenção plena para o seu dia a dia:

Redução do estresse

O estresse é uma reação do corpo às pressões externas. Seus efeitos nocivos, no entanto, fazem com que as pessoas queiram eliminá-lo de forma imediata, ignorando as causas. “Com a prática de atenção plena, é possível processar emoções desafiadoras e renovar o senso de tranquilidade e segurança. Ao reconhecer os motivos do estresse, o indivíduo consegue procurar recursos e tomar medidas para aliviar seus efeitos”, afirma a especialista.

Sono regular e de qualidade

A prática frequente da meditação permite que as pessoas durmam de forma mais fácil e melhorem a qualidade do sono, de acordo com Gözde Ertekin. “O impacto de um sono de qualidade também pode ser visto no dia a dia, porque temos mais energia para atender às nossas necessidades e cumprir com as obrigações”, afirma.

Relacionamentos saudáveis e comunicação

O aprofundamento na prática de meditação plena também permite que a pessoa esteja mais presente em seus relacionamentos. Ao observar a própria mente sem julgamentos, é possível perceber de forma mais clara os incômodos presentes. Essa consciência permite uma melhor compreensão das próprias questões e das de outras pessoas, o que torna mais fácil estabelecer limites e comunicar necessidades.

Maior concentração

Talvez seja difícil permanecer no momento atual e focar no fluxo do dia a dia, especialmente quando se tem tantas distrações. Assim como os músculos ficam mais fortes quando fazemos mais exercícios, a capacidade de permanecer presente cresce com a prática.

Aceitação

Ao contrário do que muita gente pensa, a meditação de atenção plena não insiste que o praticante fique feliz com tudo o que está no seu caminho. Na verdade, a autoconsciência ajuda a perceber e aceitar momentos desconfortáveis. “A atenção plena dá coragem para investigar as fontes de resistência dentro de nós e, quando você as aceita, sua capacidade de resolver a situação com compaixão e cuidado aumenta”, afirma Gözde Ertekin.

Mais lidas
Últimas notícias