Rico em oxidantes e nutrientes, tomate ajuda no tratamento da anemia

O tomate é rico em diferentes vitaminas e nutrientes, especialmente o licopeno, carotenoide capaz de reduzir riscos de doenças

atualizado 15/03/2023 16:58

obahortifruti - pandemia - hamburguer - chá - salada de fruta - tomate (4) Divulgação/Rede Oba

O tomate é um dos alimentos mais comuns da cozinha brasileira. Além de saboroso, ele é rico em antioxidantes e nutrientes que proporcionam excelentes benefícios ao organismo, como no tratamento da anemia.

A fruta possui vitaminas A, B, C, K e minerais, como fósforo, potássio, cálcio, magnésio e ferro. As vitaminas agem como antioxidantes, que neutralizam os radicais livres para interromper a condição de estresse oxidativo, que causa danos celulares e perturbações que podem contribuir para doenças. Já os minerais desempenham papéis importantes para garantir que o corpo funcione adequadamente.

Por possuir uma boa concentração de vitamina C, o tomate é um aliado do sistema imunológico, explica a nutricionista Cyntia Maureen. “O consumo desse fruto proporciona elevação nas células de defesa, prevenindo contra infecções e o desenvolvimento de enfermidades. É indicado para o tratamento da anemia, por auxiliar na absorção de ferro e em processos cicatrizantes”, afirma.

Para ler mais, acesse o portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias