metropoles.com

Quem se exercita diminui em até 33% o risco de apresentar Alzheimer

Para chegar à conclusão, pesquisadores da Universidade George Washington analisaram dados de 649.605 pessoas, com idade média de 61 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Halfpoint Images/ Getty Images
Na imagem colorida, pesoas estão correndo em um campo. Usam casacos calças longas e sorriem olhando para o chão
1 de 1 Na imagem colorida, pesoas estão correndo em um campo. Usam casacos calças longas e sorriem olhando para o chão - Foto: Halfpoint Images/ Getty Images

Pesquisadores da Universidade George Washington, dos Estados Unidos, afirmam que os adeptos de exercícios físicos têm até 33% menos chance de desenvolver demência.

A informação partiu de dados sobre saúde de 649.605 pessoas, com idade média de 61 anos, que foram acompanhadas pelos estudiosos durante quase uma década. O trabalho ainda não está publicado, mas será apresentado em abril, no congresso anual da Academia Americana de Neurologia, de acordo com o jornal The Washington Post.

Para o estudo, os participantes foram divididos em cinco grupos, com base em sua aptidão cardiorrespiratória. A escala varia conforme o nível de condicionamento físico dos participantes.

Os pesquisadores observaram esse parâmetro e descobriram que o grupo menos apto apresentava um risco 13% menor de Alzheimer do que os sedentários; o grupo do meio aparecia com 20% menos probabilidade de desenvolver a doença; o próximo grupo tinha 26% menos chance e, entre os mais preparados fisicamente, o risco caía para 33%.

O Alzheimer é o tipo mais comum de demência. É um distúrbio cerebral progressivo que, com o tempo, destrói a memória e as habilidades de pensamento e interfere na capacidade de realizar tarefas diárias. Várias pesquisas mostram que a atividade física regular é uma ótima maneira de beneficiar o cérebro.

Saiba como ganhar massa muscular mesmo com idade mais avançada:

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações