Praticar atividades físicas alivia os sintomas da menstruação

As oscilações hormonais deixam as mulheres indispostas, mas tanto a musculação quanto os treinos aeróbicos podem ser executados normalmente

atualizado 04/02/2019 16:06

Mulher alongamentoWestend61/ Getty Images

Praticar atividades físicas nos dias em que se está menstruada requer mais disposição. Devido a oscilação hormonal nesse período há alterações no organismo e algumas mulheres se sentem mais fracas, indispostas, inchadas e com dores. Nada impede, entretanto, que realizem exercícios físicos.

A prática de exercícios é recomendada porque ativa a circulação e aumenta a sensação de bem-estar. Os exercícios físicos liberam serotonina e endorfina, que ajudam a diminuir a sensação de dor das cólicas. Além de ajudar a diminuir a retenção de líquidos, comum nesses dias. Treinar também estimula a vasodilatação, aumentando a irrigação sanguínea e aliviando as contrações do útero.

Um estudo feito pela organização britânica Women in Sport identificou que a menstruação altera, sim, a capacidade aeróbica e a resistência. Mais da metade das mulheres que respondeu à pesquisa afirmou que o ciclo impacta negativamente na performance. O preparador físico Diego Quimas recomenda que elas não exijam tanto de si mesmas “naqueles dias”, mas sugere que não abandonem seus treinos regulares. Segundo ele, não há restrição – tanto musculação quanto aeróbicos podem ser feitos. “A única coisa que elas precisam ficar atentas é, para o caso de se sentirem fracas, aumentarem a ingestão de ferro”, comenta.

 

 

Últimas notícias