metropoles.com

Pessoas com olfato ruim têm maior risco de morte, aponta pesquisa

Estudo da Universidade de Michigan revelou que indivíduos com menor percepção de cheiros têm mais chances de morrer antes

atualizado

Compartilhar notícia

Ruslan Zh, Unsplash
Foto mostra mulher cheirando flor laranja - Metrópoles - cheiro olfato
1 de 1 Foto mostra mulher cheirando flor laranja - Metrópoles - cheiro olfato - Foto: Ruslan Zh, Unsplash

Um estudo da Universidade Estadual de Michigan, EUA, revelou que idosos com o olfato ruim têm um risco quase 50% maior de morrer antes dos que possuem maior percepção de cheiros. Os resultados apontam que isso também vale para os que estão saudáveis.

Os pesquisadores computaram dados de cerca de 2,3 mil participantes entre 71 e 82 anos e analisaram a capacidade que eles tinham de detectar 12 cheiros conhecidos, incluindo chocolate, limão, cebola e gasolina. Depois, foi medida a possível taxa de sobrevivência deles para os 13 anos seguintes.

Em comparação com aqueles com bom olfato, as pessoas que pontuaram mal no “teste do cheiro” tiveram um risco 46% maior de morte dentro de 10 anos e 30% em 13 anos. Há evidências que ligam esses resultados à doença de Parkinson e a demência. Uma das conclusões do estudo é que as estruturas do sistema nervoso existentes na região do nariz podem ser vulneráveis ​​a problemas de saúde.

De acordo com os pesquisadores ainda é preciso outros estudos complementares e conclusivos. No ano passado, um estudo semelhante foi divulgado pela Universidade de Columbia, também nos EUA, com 1.169 indivíduos acima dos 65 anos. Os participantes tinham que distinguir 40 aromas diferentes. Do grupo com pior resultado, 45% dos indivíduos morreram em quatro anos. Já na turma com os melhores resultados, a taxa de mortalidade no período foi de apenas 18%.

Com informações da Revista Galileu

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?