metropoles.com

Paciente com diabetes deve ter atenção com a saúde bucal

O controle da diabetes busca evitar as comorbidades e complicações da doença, como problemas cardiovasculares, falência renal e periodontite

atualizado

Compartilhar notícia

Pexels
Pessoa, que aparenta ser um dentista, consultando a boca de um paciente deitado em maca hospitalar - Metropoles
1 de 1 Pessoa, que aparenta ser um dentista, consultando a boca de um paciente deitado em maca hospitalar - Metropoles - Foto: Pexels

O controle da diabetes procura evitar as principais comorbidades e complicações da doença, como problemas cardiovasculares, falência renal e periodontite, inflamação na gengiva e no osso que sustenta os dentes.

A diabetes é caracterizada pela elevação da glicose no sangue, que ocorre devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina. A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo funcionarem. Se falta insulina ou há um defeito na sua ação, ocorre o acúmulo de glicose no sangue, que traz diversos problemas à saúde.

As complicações relacionadas à saúde oral estão em 6º lugar entre as mais comuns no diabetes, e, além da periodontite, incluem cáries, lesões, queimação na boca e alterações no paladar.

“O tratamento periodontal faz parte do acompanhamento da enfermidade. Contudo, poucos endocrinologistas e pacientes sabem disso, ou não incluem em sua rotina, as consultas regulares ao periodontista”, explica a periodontista Gisele Martinez, professora do curso de Periodontia do Instituto Aria.

A especialista destaca ainda que o periodontista também é responsável pela triagem de casos suspeitos de diabetes que chegam aos consultórios odontológicos. Algumas manifestações persistentes como secura na boca, gengiva vermelha, halitose e aftas, estão entre os primeiros sinais da doença na boca. “A relação entre a diabetes e a periodontite é um tema que deve ser do conhecimento de endocrinologistas, periodontistas e pacientes”, acrescenta a doutora Gisele.

“É importante que o indivíduo que apresente o diabetes seja informado sobre o risco aumentado para a periodontite e que, se não tratada, o problema oral tem impacto negativo no controle metabólico”, afirma a doutora Gisele.

Sinais de que há problemas

O paciente com diabetes também deve prestar atenção em alguns marcadores de sua saúde bucal. A dentista esclarece que problemas como sangramento nas gengivas durante a escovação ou alimentação, dentes parecendo “soltos” ou com espaçamento entre eles, mau cheiro oral ou sinais de infecção como abscessos ou pus na boca são motivos para marcar uma consulta no periodontista com urgência.

A especialista Gisele Martinez ressalta que a saúde das gengivas e dos ossos impacta no controle sistêmico da diabetes, uma vez que as doenças periodontais podem influenciar no nível glicêmico dos pacientes e impactar outros sistemas do corpo.

0

Onde buscar ajuda?

A cirurgiã-dentista Lila Louise Franco, também professora do curso de odontologia da Faculdade Aria, lembra que o tratamento da diabetes está disponível no sistema público de saúde e que as equipes de atendimento devem incluir periodontistas, como determinado o Protocolo Clínico e Diretriz Terapêutico para Diabetes.

Em trabalho apresentado na Reunião Anual da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (2023), o grupo de pesquisadoras da Faculdade Aria ressaltou a importância de estados e municípios desenharem um fluxo de encaminhamentos para que a saúde oral dos pacientes com diabetes não seja prejudicada.

“É necessário ter uma política mais delineada de como deve ser seguido o Protocolo Clínico e Diretriz Terapêutico para Diabetes, pois pela descentralização no SUS, cada Estado e município desenvolve seu próprio fluxo de atendimento e encaminhamento. Portanto é importante que seja ressaltada a necessidade de encaminhamento do paciente a um cirurgião-dentista desde o diagnóstico inicial e o início do tratamento”, afirmaram.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?