metropoles.com

Por que você deve fazer uma consulta com um periodontista

A periodontia é uma das especialidades essenciais à saúde bucal, e é conhecida dentro da odontologia como a base das outras especialidades

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Dentista consulta idoso deitado em cadeira num consultório odontológico, examinando sua boca com ferramentas. Ela usa máscara e jaleco - Metrópoles
1 de 1 Dentista consulta idoso deitado em cadeira num consultório odontológico, examinando sua boca com ferramentas. Ela usa máscara e jaleco - Metrópoles - Foto: Reprodução

Cirurgiões-dentistas são profissionais da área da saúde que durante muitos anos atuaram na odontologia como generalistas. O desenvolvimento dos estudos odontológicos, entretanto, determinou o surgimento de dentistas especialistas.

A distribuição de funções confunde um pouco a população, que não sabe ao certo qual especialidade odontológica procurar quando aparecem sinais e sintomas na boca.

A periodontia é uma das especialidades essenciais à saúde bucal, e é conhecida dentro da odontologia como a base para todas as outras especialidades, uma vez que o periodontista cuida da gengiva e do osso, que sustentam e protegem os dentes e os implantes dentários.

“Odonto” significa dente e “perio” significa ao redor, portanto, “periodontia” é o estudo dos tecidos ao redor do dente e a “periimplantodontia” é o estudo dos tecidos ao redor do implante.

“A função do periodontista é realizar a avaliação dos tecidos periodontais/periimplantares, como a gengiva, o osso, o cemento radicular e o ligamento, além dos fatores que afetam o periodonto e das práticas de higiene oral do paciente”, esclarece a Dra Gisele Martinez, especialista em periodontia.

O especialista neste campo da odontologia também é responsável por tratar as alterações dos tecidos periodontais – sejam as adquiridas ou as do desenvolvimento -, as doenças periodontais ou que afetam o periodonto, e a estética do sorriso.

Avaliação

Segundo a Dra Gisele Martinez, o dentista clínico geral deve ser capaz de avaliar e encaminhar o paciente ao periodontista quando necessário. Contudo, o paciente também pode ir diretamente ao especialista, como acontece na medicina com as diversas especialidades.

A especialista recomenda que todas as pessoas façam uma primeira avaliação de rotina dos tecidos periodontais/periimplantares com o periodontista no início da fase adulta. A consulta garante o rastreamento dos indivíduos com maior risco para o desenvolvimento de doenças periodontais, bem como o estabelecimento de rotinas de cuidado e de acompanhamento clínico.

“A consulta permite uma avaliação da compatibilidade da dentição permanente com os tecidos ao redor dos dentes após o crescimento e a formação final. É o momento para planejar e atualizar a prevenção de doenças e a promoção de saúde”, afirma a Dra Gisele.

Embora as doenças periodontias, especificamente a periodontite, seja mais comum em pessoas a partir dos 40 anos, a forma mais grave da doença, em algumas pessoas, pode ter início por volta dos 20 anos de idade.

Além disso, outros fatores ambientais e genéticos podem favorecer o desenvolvimento da doença mais cedo, como, por exemplo, a hiperglicemia, o fumo, T21, entre outros.

Qualidade de vida

A periodontite é uma doença inflamatória que pode afetar o tecido gengival e o osso em torno dos dentes. Nos casos mais graves, a inflamação pode desencadear a perda dos doentes.

Algumas doenças como artrite reumatoide, HIV, doença inflamatória intestinal, lúpus eritematoso sistêmico, diabetes mellitus, obesidade, osteoporose ou osteopenia representam fatores de risco para a periodontite, por isso os pacientes com estas condições devem realizar consultas periódicas com o periodontista.

Estresse, hipertensão, doença falciforme e medicamentos também podem levar ao problema. “Existem muitas condições sistêmicas, locais e ambientais relacionadas ao comportamento e ao estilo de vida que podem comprometer a gengiva e o osso. Além disso, a saúde do sorriso tem grande impacto no bem-estar das pessoas”, comenta a Dra Gisele.

A especialista recomenda às pessoas que não fizeram uma avaliação periodontológica durante a fase adulto-jovem que agendem uma consulta. Além disso, as pessoas que estão nas faixas etárias +40, +60 e +80, deve também se organizar para um check up ondontológico periódico com os profissionais da área.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?