metropoles.com

Diabetes: especialistas apontam sintomas menos conhecidos da doença

Os sintomas da diabetes são inespecíficos, o que pode acabar atrasando diagnóstico. Endocrinologistas ensinam quando desconfiar do problema

atualizado

Compartilhar notícia

Anastassiya Bezhekeneva/ Getty Images
Foto colorida. Imagem foca em um olho castanho - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida. Imagem foca em um olho castanho - Metrópoles - Foto: Anastassiya Bezhekeneva/ Getty Images

A diabetes é conhecida como uma doença silenciosa, isso porque vai evoluindo sem que o paciente se dê conta. Os sintomas são inespecíficos, o que pode atrasar o diagnóstico.

A condição não tem cura e atinge vários órgãos do corpo. Sem a insulina necessária para levar a glicose às células, o excesso de açúcar circulando no sangue vai danificando os vasos e, a longo prazo, provoca danos sérios aos rins, coração e olhos, entre outros.

“O pâncreas perde a capacidade de produzir insulina. Instala-se um quadro denominado resistência insulínica, que evolui para pré-diabetes e, logo após, para a doença de fato”, explica a endocrinologista Valdirene Jácomo, da Clínica Vivace, de São Paulo. Ela destaca que a condição de saúde, quando não é autoimune ou genética, costuma estar ligada a hábitos ruins, como alimentação desregrada e sedentarismo.

Por ser uma doença sistêmica, a diabetes produz sintomas em diferentes partes do corpo que, nem sempre, são associados à condição. “Os altos níveis de glicose provocam uma série de inflamações. Os olhos, por exemplo, podem ser afetados pela falta de irrigação sanguínea. Em casos assim, a visão fica turva”, alerta a médica.

O endocrinologista Fernando Valente, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP), lembra que os sinais mais comuns da doença são boca seca e urina excessiva. Ele recomenda exames de sangue periódicos para acompanhar o nível de açúcar no sangue, mas também reforça a necessidade de as pessoas conhecerem os sintomas menos frequentes.

“A diabetes é uma doença grave, que exige medidas de controle, por isso o diagnóstico é muito importante”, explica Valente.

Confira alguns dos sintomas menos conhecidos da diabetes:

1. Visão turva

Os altos níveis de glicose provocam uma série de inflamações crônicas no corpo. No caso dos olhos, pode ocorrer um embaçamento intenso da vista e o surgimento de manchas escurecidas que prejudicam a visão. O problema se chama retinopatia diabética e pode levar à cegueira.

2. Formigamento nas pernas

A diabetes também afeta a circulação sanguínea para as extremidades do corpo. É comum que os pacientes sintam fraqueza e formigamento nas pernas. “A diabetes piora o retorno venoso e, portanto, provoca sensação de cansaço, formigamento ou inchaço nas pernas”, destaca Valdirene.

0

 

3. Infecções genitais

O excesso de glicose prejudica o equilíbrio natural natural da vagina, o que favorece o crescimento de bactérias como as que provocam a candidíase ou infecções urinárias.

4. Impotência sexual

Em homens, os problemas de circulação decorrentes da diabetes podem levar a dificuldades de ereção. Muitos pacientes procuram um médico para tratar essa complicação, e descobrem a diabetes.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?