metropoles.com

Visão embaçada pode ser diabetes descontrolada. Saiba outros sinais

A diabetes é uma síndrome metabólica que pode causar sérios danos ao corpo, caso não seja tratada corretamente

atualizado

Compartilhar notícia

Dmitry Marchenko/EyeEm/Getty Images
Olhos cansados e avermelhados
1 de 1 Olhos cansados e avermelhados - Foto: Dmitry Marchenko/EyeEm/Getty Images

A diabetes é uma síndrome metabólica decorrente da falta de insulina ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente sua função, que é de controlar o açúcar no sangue. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, a doença atinge cerca de 13 milhões de pessoas no Brasil. Caso não seja tratada, a diabetes pode trazer sérios prejuízos à saúde, pois a circulação elevada de glicose danifica os vasos sanguíneos e diversos órgãos do corpo.

O mais perigoso é que, muitas vezes, a diabetes evolui silenciosamente. Os sintomas são bastante inespecíficos – como formigamento ou boca seca, o que faz com que as pessoas nem sempre percebam os riscos de seu quadro de saúde. “É possível controlar a diabetes tipo 2 por meio de alimentação saudável e prática regular de atividades físicas. Outra saída é o uso de medicamentos, mas o paciente precisa estar ciente de que tem o problema”, afirma o endocrinologista Bruno Babetto, da clínica Tivolly, de Brasília.

Ele destaca os principais sinais de diabetes descontrolada:

1. Vontade constante de urinar

O endocrinologista explica que a diabetes pode causar infecções urinárias de repetição. “Isso porque a diabetes mellitus e a hiperglicemia são fatores que favorecem o desenvolvimento de bactérias que comprometem o sistema imunológico”, afirma.

2. Danos na audição

Os pacientes com diabetes têm duas vezes mais chances de desenvolver perda de audição leve a moderada e zumbido, do que pessoas sem a doença. O dano auditivo ocorre devido às lesões que a glicose causa nos nervos.

3. Sangramento na gengiva

A periodontite é uma forma grave de gengivite em que a inflamação das gengivas se estende para as estruturas de suporte do dente. Ela dificulta ainda o controle do diabetes, sendo considerada a complicação oral mais importante do diabetes.

4. Boca seca

A glicose alta no sangue prejudica a umidade da boca, o que faz com que a pessoa sinta dores, feridas e infecções na região bucal. “Junto da boca seca, vem a sede constante como sintoma da diabetes”, destaca o médico.

5. Alterações na visão

“Dificuldade para enxergar pode ser um problema do descontrole da diabetes. É como se a visão estivesse desfocada, turva e escurecida”, alerta Babetto. Problemas de vista ocorrem quando o nervo óptico foi lesionado pela glicose.

6. Formigamento nos pés

Formigamento, dormência e fraqueza nos pés e nas mãos são complicações comuns da diabetes, pois a doença provoca a degeneração progressiva dos nervos. Os primeiros membros afetados são as extremidades pela dificuldade do sangue em chegar até eles.

0

7. Dificuldades no sexo

As partes íntimas do corpo não estão imunes aos danos ocorridos nos nervos. No caso dos homens, eles podem ter dificuldades em manter uma ereção. Já as mulheres podem sofrer com a falta de lubrificação vaginal e/ou dificuldade em chegar ao orgasmo.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações