metropoles.com

Alerta de diabetes: veja 6 sinais na pele que podem indicar a doença

Além de sintomas como sede, cansaço e visão turva, problemas de pele também podem indicar a condição. Saiba quais são eles e como tratar

atualizado

Compartilhar notícia

manchas-vermelhas-na-pele
1 de 1 manchas-vermelhas-na-pele - Foto: null

A diabetes, doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue, é mais conhecida por apresentar ocasionar como sede extrema, visão turva, sensação de cansaço e aumento da necessidade de urinar. Porém, a presença de sinais na pele também pode indicar a condição.

Tanto a diabetes tipo 1 (causada por predisposição genética) quanto a tipo 2 (relacionada ao estilo de vida) podem levar a sérias complicações de saúde que aparecem no maior órgão do corpo humano: a pele.

O principal processo é a glicação, que acontece quando o açúcar em excesso se une às proteínas da pele, deixando-as endurecidas e quebradiças. O colágeno, por exemplo, é uma proteína; com esse fenômeno, portanto, a pele fica com aparência ressecada e com pouca elasticidade.

 

0

Confira os principais sinais a serem observados na pele:

1- Manchas ou inchaços amarelos ou marrons
2- Uma área mais escura da pele que parece aveludada, especialmente ao redor do pescoço e das axilas
3- Manchas de pele endurecidas – particularmente nos dedos das mãos e dos pés
4- O aparecimento súbito de bolhas ou grupos de bolhas
5- Manchas na pele – depressões pequenas e quase imperceptíveis na pele
6- Manchas de pele extremamente secas e pruriginosas (que provocam coceira), especialmente nos braços, nas pernas, nos cotovelos e nos pés.

Cuidados indicados

Para cuidar da pele, o químico Bruce Green, da SOS Serum Skincare, recomenda o uso de substâncias sem sabão e sem álcool, além da aplicação de hidratantes de alta qualidade. “É necessário se certificar de limpar e secar adequadamente o local, pois a pele úmida pode causar irritação”, alerta, em entrevista ao The Sun.

O especialista aconselha ainda que sejam evitados produtos perfumados e ingredientes petroquímicos. Por fim, Green indica a utilização de roupas de algodão. “Isso permite um fluxo de ar saudável e ajuda a reduzir a transpiração localizada”, conclui.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?