metropoles.com

OMS sobre Covid-19: “Próximos três a seis meses vão ser difíceis”

Diretor de emergências da agência afirma que países que lidaram bem com a pandemia também sofrerão nos próximos meses

atualizado

Compartilhar notícia

OMS/Reprodução
Mike Ryan na OMS
1 de 1 Mike Ryan na OMS - Foto: OMS/Reprodução

Em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (18/12), o diretor de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, afirmou que os próximos 3 a 6 meses da pandemia de Covid-19 serão difíceis.

Segundo ele, a transmissão provavelmente vai se intensificar neste período em locais onde o vírus ainda está circulando. Países que tiveram sucesso no controle do coronavírus também não têm garantia de sucesso no futuro. “O que importa é o que estamos fazendo agora”, afirma.

Ryan tranquilizou países que não tiveram acesso à vacina até o momento, lembrando que esta primeira leva do imunizante tem quantidade limitada e preço alto. O diretor de emergências diz que “o que se perde no começo pode ser recuperado em efetividade e velocidade no final. Não podemos encarar como um jogo de vencedores e perdedores”.

Porém, ele criticou a corrida nacionalista pelas vacinas contra a Covid-19. “Precisamos chegar ao final desta corrida juntos. Chegar antes dos outros não adianta. Temos que ser mais tolerantes e pacientes, as coisas vão para a frente em passos diferentes. Mas ações que deviam ser de responsabilidade coletiva se tornaram comparação, e esse não é o caminho”, afirma.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?