metropoles.com

OMS declara coronavírus emergência de saúde internacional

Novo posicionamento foi anunciado nesta quinta-feira (30/01/2020). Situação agora contará com colaboração coordenada entre países

atualizado

Compartilhar notícia

Feature China/Barcroft Media via Getty Images
coronavírus
1 de 1 coronavírus - Foto: Feature China/Barcroft Media via Getty Images

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, nesta quinta-feira (30/01/2020), que os casos do novo coronavírus são uma emergência de saúde pública de interesse internacional. A China já registra mais de 7,7 mil pessoas contaminadas pela doença e há pacientes identificados em 18 países. Com isso, de acordo com a OMS, uma ação coordenada de combate precisa ser traçada entre diferentes autoridades e governos.

“Nós precisamos agir agora para ajudar outros países a se prepararem para a possibilidade de entrada do vírus”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom. De acordo com ele, o objetivo principal é conter a expansão da doença e, assim, evitar que outros países enfrentem a mesma situação que a China está passando.

Até o momento, a OMS havia usado a denominação “emergência de saúde pública de interesse internacional” apenas em casos raros de epidemias que exigiram respostas globais, como a gripe suína H1N1 (2009), o zika vírus (2016) e a febre ebola, que devastou parte da população da África entre 2014 e 2016 e, atualmente, atinge o Congo.

A entidade internacional vinha sendo criticada pela posição cautelosa em relação à epidemia chinesa. Na última quinta-feira (23/01/2020), em reunião colegiada, a OMS decidiu que, apesar de toda a preocupação com a população chinesa e com os países fronteiriços, ainda era cedo para considerar a situação uma emergência internacional. Nesta semana, a velocidade de crescimento dos casos na China e a confirmação de pacientes com a doença em vários países fez essa posição ser revista.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?