metropoles.com

Ômicron causa sintomas leves, mas já sobrecarrega hospitais na Europa

Com muitos profissionais de saúde contaminados, atendimento está comprometido em momento de alta nos casos

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Hospital vazio
1 de 1 Hospital vazio - Foto: Getty Images

Apesar de ser responsável por casos mais leves da Covid-19 e ter surgido no momento em que a população está, em grande parte, imunizada contra o coronavírus, a variante Ômicron está lotando hospitais na Europa.

Depois das festas de fim de ano, houve aumento exponencial dos casos leves que precisam de atendimento primário, e a alta nos diagnósticos inclui, também, muitos profissionais de saúde, que foram contaminados e estão cumprindo isolamento, diminuindo, assim, a capacidade de atendimento dos hospitais.

“A Ômicron significa mais pacientes para atender e menos profissionais para atendê-los”, afirmou, em nota, o diretor médico da NHS (o SUS do Reino Unido), Stephen Powis. O país já começou a transferir militares para que deem apoio aos centros de saúde, e alertou a rede privada sobre a possibilidade de sobrecarga do sistema público.

Na Espanha, foi necessário contratar enfermeiros e médicos aposentados para dar conta da demanda de pacientes. Apesar de ser responsável por sintomas mais leves, a Organização Mundial da Saúde (OMS) pede que a população não subestime a variante Ômicron. Segundo a entidade, a cepa é mortal e não deve ser considerada branda.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?