metropoles.com

Obesidade: veja como perder peso de maneira constante e segura

Nutrólogo alerta sobre os riscos que a obesidade traz para a saúde e aponta quais fatores dificultam o processo de emagrecimento

atualizado

Compartilhar notícia

Unsplash/Reprodução
Foto colorida de pessoa com obesidade
1 de 1 Foto colorida de pessoa com obesidade - Foto: Unsplash/Reprodução

Mais da metade da população brasileira está acima do peso e quase 20% está na faixa da obesidade, de acordo com Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso). O Atlas Mundial da Obesidade de 2022 estima que esse total deve chegar a 30% em 2030.

A obesidade é um dos mais graves problemas de saúde da atualidade — estudos feitos pela Charity Commission, um centro de pesquisas do Reino Unido, apontam que a doença já desbanca o cigarro como a maior causa de câncer.

Obesidade ou sobrepeso?

Tanto o sobrepeso quanto a obesidade se referem ao acúmulo excessivo de gordura corporal. O que difere os dois conceitos é a quantidade de excesso e, consequentemente, a gravidade da condição. O sobrepeso está relacionado a um percentual menor de gordura quando comparado à obesidade, portanto tem menos chances de impactar na saúde como um todo.

O médico nutrólogo Ronan Araujo explica que a principal causa da obesidade é o desequilíbrio energético a longo prazo entre as calorias consumidas e as eliminadas. Uma dieta balanceada pode prevenir, tratar ou aliviar alguns dos sintomas associados a essas doenças.

“É importante fornecer aos pacientes recomendações dietéticas simples para aumentar a probabilidade de implementação bem-sucedida. Isso inclui aumentar a ingestão de vegetais, frutas e fibras e consumir fontes de proteína magra para aumentar a saciedade. Além disso, evitar ou limitar severamente alimentos altamente processados e reduzir o tamanho das porções”, indica o médico.

A obesidade é considerada uma doença crônica, e é geralmente o resultado do descontrole da ingestão de calorias, que é superior ao gasto energético. Porém, ela também é uma condição multifatorial, pois sofre influência de fatores combinados como hereditariedade, meio ambiente, hábitos e fatores socioculturais.

Leia a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?