Nova variante do coronavírus se espalha durante 2ª onda na Europa

Grupo de pesquisadores descobriu nova versão do vírus, que teria surgido pela primeira vez em julho entre trabalhadores da Espanha

atualizado 29/10/2020 14:26

coronavírus ilustraçãoGetty Images

A segunda onda da Covid-19 na Europa está sendo provocada por uma variante do vírus Sars-CoV-2 surgida em julho entre trabalhadores no nordeste da Espanha, afirmam cientistas.

De acordo com informações do jornal Financial Times, uma equipe internacional de pesquisadores que rastreia o vírus a partir de suas mutações genéticas descreveu a variante, identificando-a pelo acrônimo 20A.EU1.

A nova cepa do vírus, informa o jornal britânico, já é responsável por mais de 80% dos casos de infecções no Reino Unido. O estudo sugere que pessoas que passaram férias da Espanha desempenharam um papel primordial para a propagação do vírus durante esta segunda onda.

Em entrevista ao jornal, Emma Hodcroft, líder do estudo e geneticista da Universidade de Basileia (Suíça), afirmou, no entanto, que não há evidências de que a velocidade rápida de propagação tenha sido causada por alguma característica que o vírus adquiriu devido à nova mutação.

Últimas notícias