Moderna promete vacinas contra doenças com potencial pandêmico

A farmacêutica anunciou que trabalha na criação de imunizantes contra doenças que fazem parte da lista da OMS de maior risco à saúde pública

atualizado 08/03/2022 12:46

Vacina Moderna Covid-19 Luka Dakskobler/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

A Moderna anunciou, nessa segunda-feira (7/3), que pretende desenvolver e realizar testes até 2025 de vacinas contra os 15 patógenos identificados como de maior risco de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (CEPI).

Em um comunicado, a empresa de biotecnologia norte-americana informou que priorizará os esforços no desenvolvimento de vacinas contra doenças infecciosas com impactos significativos para países de baixa e média renda.

A farmacêutica é uma das principais fabricantes de vacinas contra a Covid-19. Espera-se que os trabalhos avancem no estudo de vacinas contra HIV, chikungunya, febre hemorrágica da Crimeia-Congo, dengue, zika, ebola, malária, doença do vírus Marburg, febre de Lassa, MERS, Nipah e doenças henipavirais, febre do Vale do Rift, febre grave com síndrome de trombocitopenia e tuberculose.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
Publicidade do parceiro Metrópoles 6
0

“Apesar dos rápidos cronogramas de desenvolvimento de nossa vacina Covid-19 e dos esforços substanciais empreendidos para aumentar nossa fabricação, o custo humano da Covid-19 foi devastador e não devemos assumir que esta pandemia será a última”, disse o CEO da Moderna, Stéphane Bancel.

“Estamos empenhados em buscar soluções de vacinas inovadoras para lidar com doenças infecciosas que representam o maior risco para a saúde pública por meio de pesquisa e desenvolvimento colaborativos”, assegurou Bancel.

Mais lidas
Últimas notícias