metropoles.com

Máquina de Raio-X com inteligência artificial ajuda a identificar Covid-19

Cabine fabricada por empresa mineira detecta infecções pulmonares características do novo coronavírus em até 20 segundos

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Pulmão, coronavírus
1 de 1 Pulmão, coronavírus - Foto: Getty Images

Identificar quem tem o novo coronavírus é uma das tarefas básicas para fundamentar as ações de combate à Covid-19. Ciente disso, uma empresa mineira criou uma tecnologia com inteligência artificial capaz de identificar pessoas com infecção pulmonar, característica da doença pandêmica.

A intenção é auxiliar no diagnóstico da Covid-19 por meio de exame de imagem, algo que já tem sido considerado pelo Ministério da Saúde. Isso porque os testes mais comuns de identificação do vírus (RT-PCR e sorológico) nem sempre são acessíveis.

Trata-se de um aparelho raio-x de última geração, com detector digital de alta resolução e funcionalidade adicional de inteligência artificial. De acordo com a empresa VMI, fabricante do material, é possível fazer até 400 exames no mesmo dia.

A cidade de Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é a primeira a implantar essa tecnologia, presente no Centro de Testagem e Rastreamento da Covd-19 (CENTRA).

Usado após avaliação médica

O exame de imagem é realizado após as primeiras avaliações médicas identificarem sintomas característicos de Covid-19. A partir daí, o paciente realiza o exame de imagem.

Para auxiliar o diagnóstico, o software de inteligência artificial analisa a imagem de raios-x do tórax e apresenta probabilidades de 1 a 100% de anormalidades pulmonares relacionadas à Covid-19. De acordo com a empresa, esse trabalho da máquina ocorre em 20 segundos.

Ressalta-se que a contribuição do exame de imagem para o diagnóstico, assim como para análise do grau de infecção pulmonar de indivíduos contaminados, pode ser realizada a partir do 7º dia do contágio, enquanto a maior parte dos testes sorológicos e testes rápidos disponíveis no mercado apresentam resultado confiável após 10 dias da contaminação.

A máquina

A cabine blindada tem dimensão de 3x3m. Por ser segura em relação à emissão de radiação, compacta e de fáceis instalação e operação, pode ser levada para qualquer lugar.

O exame é realizado sem contato direto entre operador e paciente, diminuindo o risco de contaminação entre agentes de saúde e indivíduos inspecionados.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?