Faz xixi no banho? Entenda por que você deve acabar com o hábito

Urologista usou o TikTok para fazer alerta sobre como a atitude pode ser prejudicial à saúde feminina

atualizado 01/06/2022 10:23

chuveiro Sonja Kury/EyeEm/Getty Images

Fazer xixi no banho é um hábito comum para algumas pessoas, especialmente as que se preocupam com a quantidade de água usada a cada descarga. No entanto, esta prática pode ser prejudicial à saúde feminina.

De acordo com a urologista norte-americana Teresa Irwin, a repetição da ação faz com que o cérebro associe o barulho da água do chuveiro caindo à necessidade de urinar, mesmo quando não se está com vontade.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
Publicidade do parceiro Metrópoles 6
Publicidade do parceiro Metrópoles 7
Publicidade do parceiro Metrópoles 8
0

O ato involuntário acaba se repetindo em outras situações que envolvem água corrente, como, por exemplo, lavar as mãos ou a louça, e pode levar a problemas de incontinência urinária, por exemplo.

A relação que o cérebro faz entre o xixi e a água corrente pode ser explicada pelo famoso experimento de Pavlov. No estudo feito com cachorros, o pesquisador tocava uma campainha toda vez que colocava comida para os animais, isso fez com que os cães associassem o som da campainha à recompensa.

“Toda vez que você ouvir o som da água, sua bexiga vai querer fazer xixi porque está acostumada a ouvir o som da água no chuveiro”, explicou Teresa no TikTok.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias