metropoles.com

Segredo da longevidade: 5 fatores que contribuem para o envelhecimento

Cirurgiã plástica explica que existem fatores além do tabagismo e alcoolismo que dificultam a longevidade

atualizado

Compartilhar notícia

jeffbergen/ Getty Images
Mulher branca, com cabelos castanho amarrados em rabo de cabalo está com as mãos no nariz. Ela está avaliando sua pele - Metrópoles
1 de 1 Mulher branca, com cabelos castanho amarrados em rabo de cabalo está com as mãos no nariz. Ela está avaliando sua pele - Metrópoles - Foto: jeffbergen/ Getty Images

Além da exposição solar excessiva, do tabagismo, da genética e do álcool, existem fatores menos conhecidos capazes de dificultar a longevidade. Segundo a cirurgiã plástica Elodia Avila, a temperatura, os sentimentos e até distúrbios no sono afetam a juventude.

“Os fatores mais famosos geralmente são os que têm mais atenção e, por isso, as pessoas costumam ter mais cuidado. Mas pontos não tão conhecidos te envelhecem sem você perceber. Por isso, a informação é a chave”, afirma Elodia.

A cirurgiã aponta cinco fatores desconhecidos que afetam a juventude. Confira:

1. Luz eletrônica

“Já existem estudos que indicam uma ação negativa da chamada luz azul na pele. Portanto, é importante evitar o uso desnecessário de celulares e computadores, mantendo uma moderação no uso de aparelhos eletrônicos sempre que possível”, ensina a cirurgiã.

2. Estresse

O estresse é um dos principais males da atualidade. São muitos os fatores que causam tensão de forma excessiva, o que estimula a produção de hormônios do estresse, como o cortisol, que são ruins para a saúde da pele.

3. Água quente

“Tomar banho com água quente contribui para o envelhecimento precoce. Isso não significa que você deve se banhar somente com água fria — porém, o calor intenso em excesso pode afetar a barreira cutânea da pele. Sem a proteção, ocorre a desidratação seguida pelo envelhecimento”, alerta Elodia.

4. Tristeza

“Nada melhor que ser feliz: a felicidade ajuda com o bem-estar, disposição, equilíbrio emocional, mental e físico. Estar triste prejudica a sua saúde como um todo, o que impacta a longevidade”, afirma Elodia.

5. Insônia

A insônia tem se tornado cada vez mais comum e é um grande problema, pois um descanso de qualidade é importante para a pele. O popular “sono da beleza” não é um mito: dormir bem ajuda na manutenção dos tecidos cutâneos, da hidratação e até mesmo regula a produção de colágeno.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?