Especialista revela melhor posição para dormir e evitar dor nas costas

Além de dores nas costas, má postura durante o sono pode causar problemas como dor nos ombros, pescoço, apneia do sono e má circulação

atualizado 02/02/2022 17:51

Getty Images

A posição na hora de dormir é essencial para uma boa noite de descanso. Há quem prefira dormir de lado, de barriga para baixo ou para cima — o importante é estar confortável. Porém, a má postura durante o sono pode causar vários problemas, como dores nas costas, nos ombros e no pescoço, câimbras, apneia do sono e má circulação, por exemplo.

O resultado disso é a sensação de cansaço no dia seguinte, que, com o passar do tempo, pode interferir na qualidade de vida. O especialista Narwan Amini, da clínica do sono Eachnight, nos Estados Unidos, revelou que dormir de lado é considerada a melhor posição para sua saúde.

De acordo com Amini, ficar virado para um dos lados proporciona o alinhamento correto para a coluna, além de ajudar a minimizar o refluxo ácido. Para aproveitar os benefícios dessa posição, ele recomenda um colchão médio e macio, que alivia a pressão do corpo, bem como uma almofada para quadris e ombros. O especialista também garante que essa postura ajuda o cérebro a promover a autolimpeza de resíduos mais rapidamente em comparação com outras posições, reduzindo o risco de desenvolver doenças neurodegenerativas, incluindo Parkinson ou Alzheimer.

Em contrapartida, se você sofre de dor nas costas, e especialmente na parte inferior, é melhor não dormir de barriga para cima, pois isso pode causar mais estresse e pressão na coluna e nos músculos da região lombar. A posição também pode provocar mais roncos e apneia do sono. Dormir de bruços não é recomendado por favorecer uma variedade de problemas, incluindo músculos e articulações tensos, dores nas costas e no pescoço e rigidez muscular.

Se você está mudando para uma nova posição de sono, como dormir de lado, Amini recomenda colocar um travesseiro sob os quadris para evitar dores e ajudar a proteger as costas. Opte por um modelo mais baixo, assim sua cabeça, pescoço e coluna criam alinhamento da coluna cervical, sendo menos provável que você sinta qualquer incômodo no pescoço.

Para as mulheres grávidas, o médico afirma que dormir em posição fetal ou especificamente do lado esquerdo é melhor, principalmente para aquelas que costumam sentir desconforto à noite. Esta posição pode ajudar a evitar a pressão contra o fígado. No entanto, todos os outros são aconselhados a dormir no lado direito para obter os melhores benefícios à saúde.

Use um bom colchão

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Colchões (Abicol), é fundamental adotar uma posição confortável, que permita o relaxamento, além de contar com um colchão de boa qualidade. Além disso, o Instituto Columna, que se dedica à pesquisa, tratamento e reabilitação de pacientes com distúrbios na coluna vertebral, recomenda que o colchão tenha densidade adequada ao peso corporal, e também um travesseiro que se encaixe entre o ombro e o pescoço, com altura compatível.

No caso do colchão, é importante que ele permita que a coluna vertebral se ajuste de forma natural. Ou seja, o ideal é que ele afunde um pouco com o peso do corpo, principalmente na região dos quadris e dos ombros, o que permite deitar de lado e manter a coluna reta. Se o material do colchão for menos denso, as costas ficam arqueadas. Já se for muito resistente, nem o quadril nem os ombros afundam, fazendo com que a região da cintura fique torta.

Mais lidas
Últimas notícias