Equador confirma primeiro caso de coronavírus no país

Trata-se do quarto paciente que teve a doença constatada na América Latina. Brasil e México registraram casos

atualizado 16/03/2020 11:02

As autoridades de saúde do Equador confirmaram, neste sábado (29/02/2020), o primeiro caso de coronavírus no país. A paciente é uma mulher que chegou da Espanha há duas semanas.

Trata-se do quarto caso confirmado de infecção por coronavírus na América Latina. O México confirmou dois casos nessa sexta-feira (29/02/2020), e o Brasil informou o primeiro infectado na última quarta-feira (26/02/2020).

O caso confirmado é de um homem de 61 anos que viajou para o norte da Itália entre 9 e 21 de fevereiro. O paciente apresentou sinais brandos da doença, como febre, tosse seca, dor de garganta e coriza e está em isolamento doméstico.

Mesmo antes da confirmação do caso, o Ministério da Saúde atualizou o comitê de crise para o nível 3, o maior da escala, que significa “emergência nacional de saúde pública”. A única vez que este patamar foi decretado foi em 2015, por conta da epidemia de zika. O ministro Luiz Henrique Mandetta garantiu que, desde janeiro, o país vem tomando as precauções necessárias para evitar um surto local.

Últimas notícias