metropoles.com

É seguro usar máscara para fazer exercício? Pesquisa responde

Voluntários passaram por teste de esforço e capacidade respiratória, frequência cardíaca, pressão sanguínea e oxigenação foram monitoradas

atualizado

Compartilhar notícia

Pollyana Ventura/Getty Images
mulher correndo com máscara
1 de 1 mulher correndo com máscara - Foto: Pollyana Ventura/Getty Images

Apesar de desconfortável, o uso de máscara durante a prática de exercícios físicos é seguro para pessoas saudáveis, de acordo com um estudo italiano publicado na revista científica European Respiratory Journal.

Foram avaliadas 12 pessoas (6 mulheres e 6 homens, com idade média de 40 anos) sem problemas de saúde. Elas foram submetidas a um teste de esforço em bicicleta estacionária, usando máscaras PFF2/N95 e cirúrgicas, e tiveram a capacidade respiratória, a frequência cardíaca, a pressão sanguínea e a oxigenação monitoradas.

Segundo os pesquisadores, não foram observadas grandes mudanças nos níveis dos participantes. No máximo, houve uma redução de 10% na habilidade de realizar exercícios aeróbicos.

“A redução é modesta e, principalmente, não sugere um risco a pessoas saudáveis que fazem exercício de máscara, mesmo quando estão se movimentando em sua capacidade máxima. Porém, não podemos assumir que o mesmo é verdade para pessoas com problemas no coração ou pulmão. Precisamos de mais investigação sobre esses casos”, explica a professora Elisabetta Salvioni, do Centro Cardiológico Monzino, principal autora da pesquisa.

O próximo passo do estudo será entender qual é o impacto de usar a máscara durante atividades do dia a dia, como subir escadas ou limpar a casa, em pessoas saudáveis e também nas que apresentam problemas no coração ou pulmões.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?