metropoles.com

É mais fácil gatos pegarem coronavírus do que cães, diz pesquisa

Estudo feito na China avaliou a suscetibilidade de gatos, cachorros e outros animais próximos ao convívio humano serem infectados pelo vírus

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Unsplash
cachorro e gato pets é o bicho
1 de 1 cachorro e gato pets é o bicho - Foto: Reprodução/Unsplash

Pesquisadores chineses avaliaram a vulnerabilidade de animais domésticos e em contato próximo com seres humanos de serem contaminados pelo novo coronavírus e chegaram à conclusão de que gatos e furões são altamente suscetíveis ao Sars-CoV-2, enquanto os cães têm baixa fragilidade. Já animais como porcos, galinhas e patos seriam imunes.

“Descobrimos que o Sars-CoV-2 se replica mal em cães, porcos, galinhas e patos, mas com eficiência em furões e gatos”, concluíram os cientistas à frente do projeto realizado no Instituto de Pesquisa Veterinária Harbin (HVRI) da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas (CAAS).

A pesquisa avaliou o comportamento do vírus em gatos de diferentes idades. Os resultados indicaram que o Sars-CoV-2 pode se replicar eficientemente neles. O vírus é transmitido entre os felinos por meio de gotículas respiratórias. O relatório preliminar ainda precisa ser revisado por pares.

De acordo com pesquisadores, os furões são comumente usados como modelo animal para vírus respiratórios que infectam seres humanos. O fato de o vírus se replicar bem no trato respiratório superior faz da espécie uma potencial candidata para o teste de medicamentos antivirais ou vacinas contra a Covid-19.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações