Dieta líquida especial pode reverter diabetes tipo 2, diz estudo

Pesquisa foi feita por especialistas de uma universidade inglesa que descobriram: 9 em cada 10 pacientes tiveram sucesso com o tratamento

atualizado 23/12/2019 21:30

Alina Karpenko/Unsplash

De acordo com um estudo feito pela Universidade de Newcastle, na Inglaterra, seria possível reverter o diabetes tipo 2 com uma dieta líquida de 800 calorias. O professor Roy Taylor, um dos responsáveis pela pesquisa, afirma que pacientes que conseguem perder peso logo após o diagnóstico poderiam ser “curados” da doença.

Nove a cada dez participantes do estudo conseguiram reverter o quadro. A dieta líquida, constituída de sopas e shakes, foi administrada por um ano, e um quarto dos pacientes perdeu mais de 12 quilos. Um terço não precisou mais tomar remédios por dois anos, porém, alguns recuperaram o peso e voltaram a apresentar os sintomas de diabetes.

Os resultados do estudo foram tão animadores que o NHS, o sistema público de saúde do Reino Unido, deve começar a implementar a dieta a cinco mil pacientes em abril de 2020. O teste pretende diminuir o peso dos participantes e evitar complicações no futuro, além de diminuir os custos: o país gasta cerca de 14 bilhões de libras (R$ 73,5 bi) por ano tratando a doença.

Últimas notícias