metropoles.com

Dieta gordurosa pode levar à depressão e Alzheimer, sugere estudo

Pesquisa realizada em ratos aponta que obesidade e diabetes podem estar relacionadas com o surgimento de depressão, ansiedade e Alzheimer

atualizado

Compartilhar notícia

Unsplash/Reprodução
Foto colorida de hambúrguer
1 de 1 Foto colorida de hambúrguer - Foto: Unsplash/Reprodução

Um estudo realizado por  pesquisadores da University of South Australia descobriu que ratos alimentados com dietas gordurosas apresentam sinais de declínio cognitivo, depressão, ansiedade e Alzheimer.

Publicada na Metabolic Brain Disease, a pesquisa acompanhou o estado de saúde de roedores expostos a alimentos gordurosos durante 30 semanas. O período corresponde a boa parte da vida deles, já que a espécie costuma viver até aproximadamente um ano e meio. Durante o período, os animais passaram por testes de tolerância à glicose e insulina e capacidade cognitiva.

O trabalho usou dois tipos de ratos para a análise. Os do primeiro grupo possuíam uma mutação na proteína tau, presente nos neurônios. A deficiência nessa proteína, inclusive nos humanos, pode levar ao Alzheimer. O outro grupo, de controle, não tinha o mesmo problema.

Resultados

Depois das 30 semanas ingerindo alimentos gordurosos, os ratos do grupo controle ganharam peso, passaram a exibir comportamentos semelhantes à ansiedade e mostraram níveis mais altos de tau no cérebro. Os emaranhados de tau podem indicar o surgimento do Alzheimer.

Já os ratos do primeiro grupo – que já apresentavam a mutação, depois de 30 semanas expostos à dieta rica em gordura, desenvolveram problemas ainda maiores. Eles adquiriram intolerância à glicose, ou seja, pré-diabetes, e resistência à insulina.

Além disso, tiveram mais episódios semelhantes à depressão e ansiedade. Neles, a proteína tau também pôde ser vista na forma que indica Alzheimer.

Os estudos apoiaram descobertas anteriores que mostram que obesidade, diabetes e dietas ricas em gordura podem estar relacionadas a problemas no sistema nervoso central.

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?