CRF-DF recolherá medicamentos fora do prazo. Saiba onde entregar

O armazenamento pode induzir à automedicação ou à intoxicação por substâncias vencidas incorreto gera prejuízos ao meio ambiente

atualizado 03/05/2022 17:52

Remédios jogados em superfície azul - MetrópolesMyke Sena/Esp. Metrópoles

O Conselho Regional de Farmácia promove uma ação em prol do descarte correto de medicamentos nesta quinta-feira (5/5). Entre às 9h e às 17h, haverá uma estrutura montada no estacionamento do ginásio Nilson Nelson para que, em sistema drive-thru, os moradores do Distrito Federal entreguem seus remédios vencidos ou estragados para que sejam descartados da maneira correta.

De acordo com o CRF-DF, a ação visa tanto a proteção individual como comunitária – já que o armazenamento pode induzir à automedicação ou à intoxicação por substâncias vencidas e o descarte em lixo comum, pia ou vaso sanitário pode gerar prejuízos ao meio ambiente, como a contaminação da água e do solo.

O serviço de descarte será gratuito, basta que as pessoas levem até o local remédios com datas de validade vencida, com cartelas (blisters) já estragadas ou em frascos abertos há muito tempo. O CRF-DF se responsabilizará em dar o destino correto ao material. “A ação é em alusão ao Dia do Uso Racional de Medicamentos, e objetiva conscientizar a população a descartar de forma sustentável os medicamentos impróprios para o uso”, destaca o presidente do CRF-DF, Humberto de Oliveira Lopes.

Mais lidas
Últimas notícias