metropoles.com

Pfizer faz recall de remédios para pressão alta com impurezas

A farmacêutica detectou a presença de impurezas relacionadas ao aumento do risco de câncer em lotes distribuídos nos EUA e em Porto Rico

atualizado

Compartilhar notícia

Vinicius Schmidt/Metrópoles
pilulas remedios
1 de 1 pilulas remedios - Foto: Vinicius Schmidt/Metrópoles

A Pfizer fará o recolhimento voluntário de alguns lotes do medicamento Accuretic e de duas versões de genéricas dele, usadas no tratamento da pressão arterial alta.

A retirada do mercado será realizada após o controle de qualidade do laboratório ter encontrado nitrosamina nos comprimidos, uma impureza associada ao desenvolvimento de câncer.

De acordo com o anúncio do feito na segunda-feira (21/3), os lotes recolhidos foram destinados às farmácias dos Estados Unidos e de Porto Rico entre novembro de 2019 a março de 2022. A Pfizer afirma que não comercializa o produto no Brasil.

O que são nitrosaminas

As nitrosaminas são substâncias comuns na água e em alguns alimentos, como carnes curadas e grelhadas, laticínios e vegetais. Embora todos estejam expostos a algum nível dessa impureza, o consumo acima dos níveis aceitáveis ​​por longos períodos de tempo pode aumentar o risco de câncer.

“A Pfizer acredita que o perfil de benefício/risco dos produtos permanece positivo com base nos dados atualmente disponíveis. Embora a ingestão a longo prazo de N-nitroso-quinapril  (nitrosamina) possa estar associada a um potencial aumento do risco de câncer em humanos, não há risco imediato para os pacientes que tomam este medicamento”, escreveu a farmacêutica no comunicado.

0

 

Recolhimento da Sanofi Medley

No início do mês, a farmacêutica Sanofi Medley anunciou o recolhimento voluntário de lotes de remédios anti-hipertensivos no Brasil após encontrar nitrosaminas no princípio ativo losartana. No caso da Sanofi Medley, também não foram identificados casos de pacientes que desenvolveram câncer.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?