metropoles.com

Covid: países pobres receberão versão mais barata de pílula da Merck

Cerca de 105 nações receberão o medicamento indicado para adultos infectados pelo novo coronavírus e com alto risco de piora do quadro

atualizado

Compartilhar notícia

MSD
PILULA Merck
1 de 1 PILULA Merck - Foto: MSD

A agência Medicines Patent Pool (MPP), apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU), firmou um acordo que possibilita a produção da pílula antiviral da Merck contra a Covid-19 por 27 fabricantes de medicamentos genéricos. A parceria, fechada nesta quinta-feira (20/1), possibilitará que 105 países de baixa renda recebam o tratamento a um custo menor.

“Este é um passo crítico para garantir o acesso global a um tratamento contra a Covid-19 urgentemente necessário e estamos confiantes de que, como os fabricantes estão trabalhando em estreita colaboração com as autoridades reguladoras, os tratamentos previstos estarão disponíveis rapidamente”, disse o diretor executivo do MPP, Charles Gore.

0

Um estudo publicado em dezembro de 2021 na revista científica New England Journal of Medicine mostrou que o antiviral molnupiravir é eficaz, reduzindo em cerca de 30% as hospitalizações e mortes de pacientes de alto risco para a Covid-19, segundo os ensaios clínicos.

O acordo permite que 27 fabricantes da Índia, China, países da África, Ásia e Oriente Médio produzam ingredientes e o medicamento acabado.

Segundo a MPP, a Merck e as parceiras Ridgeback Biotherapeutics e Emory University não receberão royalties pela venda das versões genéricas do medicamento enquanto a Covid-19 for classificada como uma Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?