Merck assina pacto para liberar fabricação de antiviral contra Covid

Fabricantes de medicamentos de 105 países de baixa e média renda terão direito à licença livre de royalties do molnupiravir

atualizado 27/10/2021 12:22

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

A farmacêutica Merck e a Medicines Patent Pool (MPP), uma organização internacional apoiada pelas Nações Unidas, anunciaram nesta quarta-feira (27/10), um acordo conjunto que permitirá a fabricação de versões genéricas do molnupiravir, o antiviral desenvolvido pela farmacêutica para ser usado em quadros iniciais de Covid-19.

O molnupiravir é apontado como uma promessa para o tratamento imediato de pacientes adultos da infecção provocada pelo novo coronavírus. Os dados sobre segurança e eficácia do medicamento estão sob análise de agências reguladoras.

A licença livre de royalties será destinada a empresas selecionadas pela MPP em 105 países de baixa e média renda. “Esta é a primeira licença voluntária transparente e voltada para a saúde pública para uma tecnologia médica contra a Covid-19”, disseram a Merck e o MPP em um comunicado conjunto.

Veja quais são os sintomas mais frequentes de Covid-19:

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
0

No início de 2021, a Merck assinou acordos de licenciamento bilateral com oito fabricantes de medicamentos genéricos indianos, incluindo o Aurobindo Pharma, Cipla Ltd, Dr. Reddy’s Labs, Emcure Pharmaceuticals, Hetero Labs, Sun Pharmaceuticals e Torrent Pharmaceuticals.

Estudos clínicos

Os resultados provisórios de um estudo clínico de fase 3 da pílula antiviral mostraram que ela é capaz de reduzir em aproximadamente 50% o risco de hospitalização ou morte por Covid-19 entre os pacientes com predisposição a desenvolver quadros graves da doença. (Com informações da Agência Reuters)

Mais lidas
Últimas notícias