Covid-19: mundo se aproxima de atingir marca de 1 milhão de óbitos

O primeiro caso confirmado do novo coronavírus (SARS-CoV2) se deu na província de Wuhan, na China, em 31 de dezembro de  2019

atualizado 27/09/2020 23:28

O mundo se apr0xima de uma triste marca: 1 milhão de mortes provocadas pela Covid-19, segundo dados levantados pelo departamento de saúde da universidade norte-americana Johns Hopkins, que fechou este domingo (27/9) com 996.084 mortes. Em número de casos confirmados, são 32.967.841 notificações.

Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) contabilizou neste domingo 991.224 óbitos e 32.730.945 casos confirmados.

O primeiro caso do novo coronavírus (SARS-CoV2) se deu na província de Wuhan, na China, em 31 de dezembro de  2019. Os casos se espalharam exponencialmente pelo continente asiático, e logo depois, pela Europa.

Em 11 de março deste ano, a OMS mudou a classificação das infecções do coronavírus e declarou o avanço da Covid-19 como pandemia.

A reclassificação ocorreu horas após o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarar que a ameaça de uma pandemia do coronavírus havia se tornado “bastante real”. Até então, ele insistia, em seguidos pronunciamentos, que a doença poderia ser contida.

No Brasil

No dia 26 de fevereiro, o Brasil confirmou o primeiro caso de coronavírus em território nacional: um homem de 61 anos, que chegou ao país vindo da Itália, apresentou sintomas e ao procurar um hospital foi diagnosticado. Era Quarta-Feira de Cinzas, pós-Carnaval. Ali, o país iniciava uma história que ainda parece longe do fim.

Nas últimas semanas, há uma tendência de queda tanto nos números de mortes como no de casos confirmados. No entanto, de acordo com especialistas, os indicadores seguem em patamares muito altos – o que exige das pessoas atenção às medidas de prevenção, como o uso de máscara, o distanciamento social e a lavagem frequente das mãos.

São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Pará e Santa Catarina são os estados mais afetados pela doença, de acordo com o boletim do Conass. Todos registram mais de 211 mil casos confirmados de Covid-19.

No mundo, os Estados Unidos encabeçam o ranking de casos (mais de 7 milhões) e óbitos (mais de 205 mil).

0

Últimas notícias