Covid-19: diarreia, vômito e dor de barriga são sintomas comuns em crianças

Pesquisa da Irlanda do Norte mostra que distúrbios gastrointestinais foram relatados por 19% dos pacientes com diagnóstico positivo

atualizado 04/09/2020 14:39

Rolo de papel higiênicoClaire Mueller/Divulgação

Uma pesquisa realizada por cientistas da Queen’s University of Belfast, na Irlanda do Norte, mostra que distúrbios gastrointestinais – incluindo vômitos, diarreia e dor de estômago – estão entre os principais sintomas de crianças que foram contaminadas pela Covid-19. As evidências servem de alerta para pais e pediatras que, muitas vezes, não associam a ocorrência destes sintomas à doença.

Os pesquisadores observaram 992 crianças com média de idade de 10 anos (variando entre 2 e 15 anos). Ao menos 50% das que tinham anticorpos para o novo coronavírus apresentaram sintomas. Os gastrointestinais foram relatados por 19% dos pacientes. A presença de febre, tosse e alteração do olfato ou paladar foi registrada em 38% dos participantes.

“Desconforto gastrointestinal é um sintoma relativamente comum de Covid-19 em crianças. Adicionar transtorno gastrointestinal à lista de sintomas que desencadeiam um teste em crianças melhoraria a detecção de casos”, escreveram no estudo, criticando o sistema de saúde inglês que ainda não incluiu manifestações deste tipo como importantes para a realização do diagnóstico .

Os resultados foram publicados na versão de pré-impressão no site medRxiv e ainda precisam passar pela revisão de outros especialistas.

No Brasil, o Ministério da Saúde reconhece náuseas, vômitos e diarreia como alguns dos principais sintomas da doença entre adultos e crianças. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, os sintomas gastrointestinais são mais comuns em crianças do que em adultos.

0

 

 

Últimas notícias