Conheça 5 sinais de alerta nas unhas que podem indicar câncer de pele
O câncer de pele pode aparecer em qualquer parte do corpo, inclusive nas unhas. A detecção precoce dos sintomas aumenta as chances de cura
atualizado
Compartilhar notícia
O câncer de pele é o tipo mais frequente da doença no Brasil e no mundo, com maior incidência depois dos 40 anos de idade. Ele pode aparecer em qualquer parte do corpo, incluindo nas unhas das mãos e dos pés.
As chances de cura para o câncer de pele do tipo melanoma – a forma mais agressiva – e não melanoma são mais altas quando a doença é detectada e tratada precocemente. A Academia Americana de Dermatologia (AAD), recomenda que as pessoas fiquem atentas também a sinais que aparecem nas unhas.
“Ao verificar o corpo em busca de sinais de câncer, muitas pessoas podem pensar apenas na pele. No entanto, é importante olhar as unhas também”, afirma a AAD nas orientações sobre o câncer de pele.
5 sintomas de câncer de pele nas unhas:
- Faixa escura: a doença pode se manifestar com uma linha de colocação marrom ou preta na unha. Ela pode aparecer em qualquer um dos dedos, mas é mais recorrente no polegar ou dedão do pé;
- Pele escura na lateral da unha: quando a pele ao redor da unha fica mais escura, pode ser um sinal de melanoma avançado;
- Unha levantada: os dermatologistas explicam que quando isso ocorre, a unha começa a se separar da pele que a prende ao dedo. A borda livre na parte superior da unha começa a parecer mais longa à medida que a unha é levantada.
- Rachadura das unhas: esse fenômeno ocorre quando uma unha se divide ao meio;
- Protuberância ou nódulo sob as unhas: podem ser de espessura mais larga ou estreita, com formato irregular e de coloração escura, por exemplo.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.