metropoles.com

Médico usa TikTok para fazer alerta sobre causas de manchas nas unhas

Raj Karan é conhecido no Reino Unido por usar a rede social para desmistificar assuntos de saúde

atualizado

Compartilhar notícia

@dr.karanr/TikTok
Dr Karan Raj - UNHAS
1 de 1 Dr Karan Raj - UNHAS - Foto: @dr.karanr/TikTok

O médico Raj Karan, do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês), usou o TikTok para fazer um alerta sobre as principais alterações nas unhas que devem ser investigadas nas pessoas, após a história da norte-americana Maria Sylvia viralizar na rede social.

Sylvia conviveu por 10 anos com uma mancha escura em uma das unhas sem saber que se tratava de um melanoma subungueal, chamado popularmente de câncer de unha. O vídeo do relato teve mais de 15.7 milhões de visualizações e milhares de comentários de pessoas que relataram possuir manchas semelhantes nas unhas.

Karan, que tem mais de 4.7 milhões de seguidores na rede social, também tem uma mancha na unha do dedo anelar. Ele contou que o problema pode estar relacionado a muitas causas, bem longe do diagnóstico de câncer.

@dr.karanr Check your nails! @Maria Sylvia ♬ Paris – 斌杨Remix

“Pode haver muitas causas para uma linha escura em sua unha, desde infecção, efeitos colaterais de medicamentos, trauma e coágulos sanguíneos. Uma causa em particular é um tipo raro de câncer de pele chamado melanoma, ou neste caso (foto acima), um melanoma subungueal sob a unha”, explicou Karan.

O melanoma de unha é um tipo de câncer que atinge os tecidos da parte abaixo das unhas das mãos e dos pés, mais comum nos dedos polegares. Além da faixa de pigmentação mais escura, como a vista na unha da americana, os pacientes podem desenvolver fragilidade e sangramento no local afetado.

0

O médico ressaltou que embora esse subtipo específico de melanoma seja bastante raro – acometendo apenas cerca de 1% de todos os casos de melanoma –, é importante procurar um médico para investigar manchas e alterações na cor e formato das unhas.

No caso de Karan, trata-se de uma melanoníquia, causada pelo depósito de melanina na unha. “Na verdade, é muito comum em pessoas com pele mais escura”, esclareceu. A condição é comum em indianos, negros, hispânicos e japoneses.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações