metropoles.com

Conheça 4 benefícios do açafrão para praticantes de atividade física

O tempero típico da gastronomia indiana contém propriedades anti-inflamatórias benéficas para a rotina de pessoas que praticam exercícios

atualizado

Compartilhar notícia

Freekpik
açafrão em fundo preto, foto colorida
1 de 1 açafrão em fundo preto, foto colorida - Foto: Freekpik

O açafrão, também conhecido como açafrão-da-terra, tem um número elevado de propriedades anti-inflamatórias. A principal responsável por essa ação é a curcumina, o pigmento que dá a cor amarelo-ouro à cúrcuma. “Essa especiaria também atua como medicamento natural e fitoterápico, um poderoso suplemento alimentar e dietético”, diz a endocrinologista e nutróloga Gabriela Abdo Camargo.

A especialista listou quatro dos principais benefícios do açafrão para a dieta e saúde de quem pratica esportes. Confira:

1. Acelera a recuperação

Usado na culinária indiana, o extrato de cúrcuma é um tempero com propriedades anti-inflamatórias. E essa substância aumenta a resistência das células aos danos oxidativos, além de reduzir os processos inflamatórios no organismo. Além disso, o consumo desse extrato ainda inibe o crescimento de bactérias, parasitas e fungos, que provocam doenças.

0

2. Protege o coração

O açafrão evita o acúmulo de colesterol “ruim”, o que protege o coração e evita que você tenha um ataque cardíaco ou derrame. Além disso, a ciência descobriu que a curcumina reduz o risco de insuficiência cardíaca.

Leia mais no portal SportLife, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações