metropoles.com

Confira lista de 5 alimentos que podem aliviar sintomas da ansiedade

Transtorno psíquico é marcado pela preocupação excessiva e pelo constante sentimento de que algo negativo irá acontecer

atualizado

Compartilhar notícia

Istock
semente de girassol
1 de 1 semente de girassol - Foto: Istock

A ansiedade é um conjunto de transtornos psíquicos marcados pela preocupação excessiva e pelo constante sentimento de que algo negativo irá acontecer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 264 milhões de indivíduos do mundo convivem com distúrbios relacionados à ansiedade. No Brasil, cerca de 9,4% da população possuem transtornos de ansiedade.

Os principais sintomas da ansiedade são:

  • Sensação incontrolável de que algo de mau vai acontecer;
  • Pensamentos irracionais;
  • Batimento cardíaco acelerado;
  • Formigamento no corpo;
  • Sensação de leveza na cabeça;
  • Dor no peito;
  • Transpiração excessiva;
  • Náuseas;
  • Tremores;
  • Sensação de falta de ar.

“A ansiedade é uma das compulsões mais difíceis de controlar, o paciente conta com uma extrema dificuldade em relaxar e praticar atividades simples do dia a dia”, diz Fernanda Larralde, nutricionista especializada em nutrição esportiva e funcional e parceira da Bio Mundo.

A nutricionista preparou uma lista de alimentos que auxiliam no tratamento dos sintomas causados pela ansiedade. Confira:

Castanha-do-pará

A castanha-do-pará é um fruto rico em selênio, o composto melhora o humor e reduz inflamações, trazendo alívio para pessoas que sofrem com distúrbios de humor. Além disso, a castanha conta com antioxidantes e vitaminas benéficas à saúde.

Sementes de abóbora

As sementes de abóbora são uma ótima fonte de potássio, e ajudam na regulação dos eletrólitos no corpo e no controle da pressão arterial. Segundo a nutricionista Fernanda Larralde, o fruto também ajuda a diminuir o estresse e a falta de sono.

Chocolate

O chocolate é rico em flavonoides, um antioxidante que ajuda na produção de serotonina. O alimento é capaz de reduzir inflamações no cérebro e melhora a circulação do sangue no corpo.

Chá verde

O chá verde possui um composto chamado teanina, conhecido por seu potencial de atuar como calmante e sedativo. Além disso, pesquisas apontam que o chá também ajuda a produzir serotonina e dopamina.

Iogurte natural

De acordo com a nutricionista Fernanda Larralde, as bactérias boas presentes no iogurte trazem efeitos positivos para a saúde do cérebro. Além disso, esses ativos produzem anti-inflamatórios que reduzem as chances de uma inflamação crônica e, de maneira, indireta auxiliam nos sintomas da ansiedade.

0

 

Compartilhar notícia