Superalimento: conheça benefícios da semente de girassol para a saúde

O alimento é rico em nutrientes e pode ser usado tanto em dietas para ganho de massa muscular como de emagrecimento

atualizado 09/06/2021 19:51

Istock

A semente de girassol pode ser considerada um superalimento devido à quantidade de nutrientes que concentra. Ela possui gorduras saudáveis, proteínas, fibras, vitamina E, selênio, cobre, zinco, folato, ferro e fitoquímicos.

“É uma semente riquíssima em selênio, que ajuda na síntese de hormônios tireoidianos e tem ação antioxidante”, explica a nutricionista Isabela Zago, da Clínica Go Nutri, do Distrito Federal. Os antioxidantes combatem o envelhecimento celular e são importantes tanto para a beleza da pele e dos cabelos como para a prevenção de doenças degenerativas.

A nutricionista Laura de Souza Silva, da clínica brasiliense Nutrindo o Conhecimento, considera as sementes de girassol como uma opção prática para enriquecer as refeições diárias. “Em um único alimento, é possível obter diversos benefícios. Vale usá-las para complementar saladas e sopas ou consumi-las como lanche”, sugere.

De acordo com as especialistas, 30 gramas por dia, quantidade que corresponde a um punhado de sementes na palma da mão, são suficientes para usufruir dos benefícios da semente de girassol.

O alimento é encontrado em lojas de produtos naturais e supermercados em versões com casca ou sem casca, cruas ou assadas, com ou sem sal.

Saiba quais são os benefícios à saúde proporcionados pelo consumo das sementes de girassol:

1. Protege a saúde cardiovascular
Por serem ricas em gorduras boas, as sementes de girassol ajudam a promover a saúde cardiovascular. Elas regulam os níveis de colesterol total, aumentando o colesterol bom e diminuindo o ruim, além de reduzirem os níveis de triglicerídeos.

3. Aumenta a massa muscular
Por possuírem um elevado teor proteico, as sementes de girassol ajudam no aumento da massa muscular. Duas colheres de sopa têm cerca de 5 gramas de proteína.

4. Ajuda no processo de emagrecimento
Por serem ricas em fibras, elas colaboram em dietas de emagrecimento. As fibras levam um tempo maior para serem digeridas, isso aumenta a sensação de saciedade e diminui o apetite.

No entanto, se o objetivo for perder peso, é necessário consumi-las com parcimônia. As sementes de girassol são bastante calóricas – duas colheres de sopa contém 143 calorias – e o consumo exagerado pode desequilibrar o cardápio.

5. Colabora para diminuir o açúcar do sangue
O consumo da semente de girassol ajuda a diminuir o açúcar do sangue e reduz a absorção de carboidratos após as refeições, evitando assim a hiperglicemia. (Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias