metropoles.com

Confira 5 conselhos para aproveitar a Copa sem descuidar da saúde

Especialistas sugerem dicas para curtir os jogos da Copa do Mundo sem comprometer a saúde física e mental

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Foto colorida: grupo de amigos sentados de costas assistem jogo de futebol da seleção brasileira - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida: grupo de amigos sentados de costas assistem jogo de futebol da seleção brasileira - Metrópoles - Foto: Getty Images

A espera pela estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar já movimenta o país e, embora o clima seja de festa, especialistas lembram da importância de alguns cuidados básicos para manter a alegria e a saúde durante este e os próximos jogos da seleção brasileira.

O recente aumento de casos de Covid-19 é o principal fator de preocupação, uma vez que os brasileiros têm o costume de torcer em grupo. A sugestão é que as pessoas usem máscaras de proteção se estiverem dentro de um apartamento com pouca ventilação, por exemplo.

“Em locais fechados ou sem circulação de ar, as máscaras voltaram a ser muito importantes”, aponta o infectologista David Urbaez, da Exame Medicina Diagnóstica, se referindo ao recente aumento na positividade dos testes de Covid-19.

O consumo excessivo de álcool e/ou comidas gordurosas pode comprometer o dia seguinte dos torcedores mais empolgados e, por isso, a moderação é recomendada. “Hidrate-se antes, durante e depois do consumo de álcool. Também evite ingerir bebidas alcoólicas sem estar  bem alimentado”, sugere a médica Rosamar Rezende, consultora da Medictalk, plataforma voltada para a troca de informações entre médicos.

Veja alguns conselhos para aproveitar a Copa do Mundo sem descuidar da saúde:

1. Não valorize tanto os resultados

Apesar de toda mística que acerca a seleção brasileira, a psicóloga Denise Ayres d’Avila, do portal Doctoralia, sugere que os resultados dos jogos não sejam supervalorizados. “Pense nos jogos como uma oportunidade para confraternizar com os amigos e não como uma questão definidora da sua felicidade”, diz.

Os sinais físicos da ansiedade – sudorese excessiva, respiração curta e coração acelerado – não devem ser ignorados. Se você é do time que se emociona demais, dê uma volta e se concentre na sua respiração para se acalmar. “Não se esqueça: o jogo acaba e sua vida continua”, afirma.

0

2. Opte por petiscos mais leves

A nutricionista Carolina Vogado, do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (Uniceplac), sugere que as pessoas busquem opções saudáveis para tapear a fome durante os jogos, isso porque o nervosismo e a ansiedade podem descambar para uma compulsão alimentar momentânea.

“Em casa, procure petiscos mais saudáveis, experimente incluir snacks de vegetais. Se for a um bar, escolha opções sem fritura”, sugere Carolina Vogado.

3. Modere o consumo de álcool

O consumo de bebida alcoólica em excesso pode trazer alguns danos à saúde como batimentos cardíacos acelerados, náuseas, vômitos, hipoglicemia, falta de coordenação motora e sonolência.

O uso contínuo pode levar ainda à gastrite, esofagite, sangramento digestivo, problemas hepáticos, pancreatite, neuropatia periférica, anemia, disfunção imunológica, osteoporose, além de ser um fator de risco para vários tipos de câncer.

4. Vacine-se e use máscara

A torcida é mais divertida em grupo, mas é importante lembrar que o país vive um aumento diário de novos casos de Covid-19 relacionado às novas subvariantes da Ômicron. “Para conter a transmissão do vírus, o uso de máscara voltou a ser fundamental“, destaca o infectologista David Urbaez, da Exame Medicina Diagnóstica.

O médico também lembra a importância de se vacinar caso haja reforços disponíveis dentro do seu grupo etário. “A vacinação é amelhor medida de prevenção contra a Covid-19”, aponta Urbaez.

5. Cuide da sua voz

Gritar é inevitável, mas medidas para reduzir danos às cordas vocais são necessárias. O especialista em voz Arthur Conegundes sugere aumentar o consumo de água ao longo do dia para hidratar a prega vocal. Além disso, após um longo dia de euforia, o descanso é necessário para recuperar uma possível rouquidão.

“Quando gritamos, corremos o risco de gerar lesões, portanto é importante estarmos protegidos para isso”, afirma Conegundes.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?