metropoles.com

Neurocientista: goleiro do Irã que bateu a cabeça deve ser acompanhado

O goleiro fez uma série de exames para diagnosticar uma concussão após choque forte com companheiro de time durante a Copa do Mundo

atualizado

Compartilhar notícia

ATPImages / Colaborador/Getty Images
Goleiro do Irão, Alireza Beiranvand, sendo atendido no campo de futebol - Metrópoles
1 de 1 Goleiro do Irão, Alireza Beiranvand, sendo atendido no campo de futebol - Metrópoles - Foto: ATPImages / Colaborador/Getty Images

O goleiro iraniano Alireza Beiranvand chocou-se de cabeça com seu compatriota Majid Hosseini no jogo contra a Inglaterra pela primeira rodada da Copa do Mundo que aconteceu nessa segunda (21/11). O fato fez com que o goleiro fraturasse o nariz e sofresse uma suspeita de concussão cerebral, de acordo com a FIFA. O jogador voltou ao campo sete minutos depois do choque, mas caiu pouco tempo depois e foi substituído por Hossein Hosseini.

“O diagnóstico de concussão é dado quando acontece um forte golpe na cabeça e deve ser acompanhado imediatamente após o choque. Na maioria dos casos, a recuperação ocorre em poucos dias, mas os sintomas podem persistir, afetando a função cognitiva do afetado”, explica o neurocientista Fabiano de Abreu Agrela.

Os sintomas da concussão são desequilíbrio, náuseas, problemas de visão, tontura, perda de memória, dificuldade de movimentação e dores de cabeça.

Ainda não há informações atualizadas sobre o estado do jogador, mas existe o risco do iraniano ficar de fora do restante da Copa do Mundo. Agrela alerta para a importância dos cuidados imediatos após concussões e da presença de equipes de profissionais em campo.

“Após qualquer choque como o sofrido pelo goleiro iraniano, por precaução, o jogador não deve voltar a campo e sim realizar exames de neuroimagem para investigar mais profundamente e ter um diagnóstico mais preciso”, diz o especialista.

Leia a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?