metropoles.com

Com novo recorde em 24h, Brasil passa de 20 mil mortes por coronavírus

Dados foram atualizados na tarde desta quinta-feira (21/05), pelo Ministério da Saúde. País registra 310.087 casos confirmados da doença

atualizado

Compartilhar notícia

BSIP/Colaborador/Getty Images
imagem de coronavírus vistos em laboratório
1 de 1 imagem de coronavírus vistos em laboratório - Foto: BSIP/Colaborador/Getty Images

Em nova atualização sobre a situação do coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde afirmou, nesta quinta-feira (21/05), que o Brasil chegou a 20.047 mortes em decorrência da doença, registrando um aumento de 1.188 óbitos desde as informações divulgadas na quarta (20/05).

A pasta explica que nem todos os falecimentos aconteceram nas últimas 24h – há casos que ocorreram nos últimos meses que ainda estavam sob investigação e só foram desvendados hoje. De qualquer maneira, o número de registros é o maior até aqui desde que a pandemia começou a ser acompanhada pelas autoridades de saúde. O recorde anterior foi de 1.179 mortes, anotado na última terça (19/05).

A título de comparação, o acidente com o avião da Latam que escorregou da pista de pouso, uma das maiores tragédias do país, matou 199 pessoas. A queda do avião da Chapecoense teve 71 falecimentos. O rompimento da barragem de Brumadinho matou 259 pessoas.

O país chega, ainda, a 310.087 pacientes confirmados com a doença, um crescimento de 18.508 novos casos em um dia. A ampliação da testagem pode ajudar a explicar o crescimento do número nos últimos dias. O Brasil já é o terceiro país mais afetado pela pandemia, segundo a plataforma da universidade americana Johns Hopkins.

Os estados que registram mais casos confirmados e mortes por coronavírus são São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro, Pernambuco e Amazonas. As unidades federativas do Norte e Nordeste do país têm maior prevalência da doença pela situação do sistema de saúde, que é sucateado, a condição socioeconômica da população e a época do ano. Os vírus respiratórios costumam circular mais cedo nos estados ao norte do país.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?