Saúde afirma estar investigando casos de coronavírus de janeiro e fevereiro

Oficialmente, primeiro caso aconteceu em 26/02. Levantamento da Fiocruz afirma que vírus já circulava no país desde o começo do ano

atualizado 12/05/2020 18:27

Em entrevista coletiva na tarde desta terça (12/05), Eduardo Macário, Secretário Substituto da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, afirmou que a pasta está investigando 39 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) confirmados com coronavírus registrados antes do dia 26/02, data do primeiro caso oficial da doença no país.

A Fiocruz divulgou, nesta segunda (11/05), que o vírus estava circulando no Brasil desde janeiro, quase um mês antes do começo oficial da epidemia no país.

“Estamos encaminhando um ofício para todos os estados para investigar com mais profundidade e descobrir se esses casos realmente tiveram a data de início dos sintomas antes de fevereiro ou se foram digitados equivocadamente“, explica o secretário-substituto.

Segundo a pasta, são investigados dois casos no Amazonas, um na Bahia, dois no Ceará, um no Espírito Santo, um em Goiás, um na Paraíba, quatro no Rio de Janeiro, dois no Rio Grande do Sul e 25 em São Paulo.

Últimas notícias